Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (16/9)

Carne bovina

(Foto: Fernanda Bernadino/Ed. Globo)

 

Os dois casos atípicos de mal da vaca louca registrados em Minas Gerais e Mato Grosso e confirmados pelo Ministério da Agricultura no início deste mês geraram a suspensão das exportações de carne bovina para pelo menos seis países, segundo levantamento feito pelo setor, ao qual Globo Rural teve acesso. As informações, não divulgadas oficialmente, apontam bloqueios nos embarques para Rússia, Indonésia, Irã e Egito – além de China e Arábia Saudita, já confirmados pelo governo brasileiro.

Desmatamento

(Foto: Verde Brasil/17)

 

O desmatamento para abertura de novas áreas para agricultura e pecuária vem alterando o regime de chuvas no Brasil e pode reduzir a eficiência da produção brasileira, hoje largamente apoiada em um regime de plantio de duas safras ao ano, mostra relatório da organização não governamental Planet Tracker.

Incêndios

(Foto: Arquivo pessoal)

 

Os incêndios em matas, usinas, canaviais e fazendas de café e gado que se intensificaram neste ano no interior paulista, devido à seca prolongada e às três geadas, têm causado muitos prejuízos também para os pequenos produtores que moram em assentamentos rurais, onde não há brigadas de incêndio, treinamento, carros ou equipamentos para o combate ao fogo. Há relatos de incêndios em assentamentos de Ribeirão Preto, Promissão, Cajamar e Batatais nos últimos dois meses, mas o caso mais grave foi o da Fazenda Boa Sorte, em Restinga. Na última quinta (9/9), o fogo deixou um grande rastro de destruição no assentamento que tem 2.979 hectares e 154 famílias e só foi controlado na madrugada.

Digite o Intertítulo

(Foto: Jonathan Campos)

 

Quem procura hortifrútis com preços mais baixos terá que esperar até a oferta se recuperar dos problemas climáticos em várias regiões do Brasil. Afinal, as baixas temperaturas e geadas entre julho e agosto seguem refletindo no valor de frutas e hortaliças. É o que aponta o 9º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quinta-feira (16/9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Soja

(Foto: Bom Futuro/Divulgação)

 

Com o fim do período de vazio sanitário, a quinta-feira (16/9) marca o começo da safra 2021/22 de soja em Mato Grosso, principal Estado produtor no país. A previsão é de um novo recorde na produção da oleaginosa no Brasil nesta temporada, alcançando 141,3 milhões de toneladas, de acordo com projeção feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Lúpulo

(Foto: Alexander Creuz/Arquivo Pessoal)

 

As lavouras de lúpulo de Santa Catarina poderão contar com uma nova ferramenta capaz de otimizar o desempenho dos pequenos agricultores em sua cadeia produtiva. A Ambev, em parceria com a startup ManejeBem, introduziu ao dia a dia de cerca de 200 produtores um aplicativo que os conecta a especialistas, como engenheiros agrônomos e biólogos, e gera um compartilhamento de dados e informações coletadas nas lavouras para, a partir delas, executar ações no campo.

Ciência

(Foto: Sérgio Pereira)

 

A multinacional Bayer anunciou o lançamento de um prêmio voltado para pesquisadores no Brasil. A intenção é reconhecer iniciativas inovadoras de ciência aplicada no país. As inscrições para o Prêmio Mentes da Inovação estão abertas até o dia 8 de outubro. Os vencedores serão anunciados no dia 24 de novembro, quando é comemorado o Dia Mundial da Ciência. De acordo com comunicado da Bayer, serão aceitos trabalhos nas áreas de Saúde e Agricultura, com foco em ciências aplicadas. Os estudos, desta forma, precisam ter como finalidade sua aplicação prática, seja no desenvolvimento de soluções, seja na criação de novos modelos de negócio.

Arroz para Cuba

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

O Rio Grande do Sul fechou a exportação de 60 mil toneladas de arroz para Cuba este mês, sendo que 30 mil toneladas já foram embarcadas pelo Porto de Rio Grande (RS) e o restante deve seguir até o fim de setembro. A informação é da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), em nota.
Source: Rural

Leave a Reply