Skip to main content

O consumo de café solúvel aumentou 3,7% no Brasil entre janeiro e agosto de 2021 na comparação com igual período do ano anterior, informou a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics). O volume total consumido no período equivale a 669,8 mil sacas de 60 kg. Já as exportações de café solúvel recuaram 6,4% no mesmo período, para 2,536 milhões de sacas.

Café solúvel (Foto: Abics)

 

 

O diretor de Relações Institucionais da Abics, Aguinaldo Lima, afirma que o recuo se deve a problemas logísticos e climáticos."A dificuldade para se obter contêineres e espaço em navios se tornou rotineira desde maio e permanece até hoje, o que reduz a capacidade e eleva os custos de embarque, impactando o desempenho de todo o setor exportador brasileiro", diz ele em nota.

"Além disso, adversidades climáticas no cinturão produtor do Brasil geram incertezas quanto à próxima safra e provocaram uma disparada nos preços internos e internacionais do café, o que dificulta a comercialização e desaquece a demanda em certos mercados." As importações de café instantâneo apresentaram recuo de 32,4% nos oito primeiros meses do ano, para 26,71 mil sacas.

 
Source: Rural

Leave a Reply