Skip to main content

Com novo avanço no segundo trimestre de 2021, o PIB do agronegócio brasileiro acumula alta de 9,81% no primeiro semestre, apontaou levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A participação do setor no PIB total deve se manter em torno de 30% no ano, projeta o estudo. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso vem dos resultados observados para o ramo agrícola, tendo em vista que o pecuário caiu no balanço do primeiro semestre de 2021.

Considerando apenas o ramo agrícola, PIB cresceu 14,46% nos seis primeiros meses do ano (Foto: Ernesto de Souza/Editora Globo)

 

O PIB agrícola cresceu 14,46% nos seis primeiros meses de 2021, com altas importantes para todos os segmentos. O Cepea indica que a agricultura se destacou impulsionada pelos altos preços. No entanto, o avanço dos custos com insumos e as quebras de produção em diferentes culturas, devido ao clima, limitaram o avanço.

Conforme os pesquisadores, a recuperação da produção agroindustrial e o forte resultado dos agrosserviços também chamaram a atenção. Já no ramo pecuário, o PIB recuou 2,18% no semestre, influenciado especialmente pelo aumento expressivo dos custos com insumos.

saiba mais

Geadas podem frear recuperação do PIB do Agro no 3º trimestre, avalia CNA

Receita da produção agropecuária deve crescer quase 10% em 2021

 

Dentro da porteira, o PIB cresceu de forma modesta, tendo em conta as fortes elevações dos preços dos animais vivos e do leite.  Além disso, pesquisadores do Cepea ressaltam que pesou a menor produção de bovinos no campo – atividade de maior representatividade no PIB do segmento –, que se contrapôs aos aumentos nas produções de frango e suínos.

Já na agroindústria pecuária, o cenário foi similar, mas com intensidade ainda maior, o que fez o PIB recuar no semestre. "Em geral, as elevações das matérias-primas não puderam ser repassadas em mesma medida aos preços negociados, diante da fragilização da demanda doméstica, causando um estreitamento das margens. Além disso, o abate de bovinos reduziu devido à escassez de bois no campo", destacou o Cepea.

Leia mais notícias sobre Economia
Source: Rural

Leave a Reply