Skip to main content

Brasil e Uruguai pretendem desenvolver ações para fortalecer protocolos de defesa sanitária. O assunto foi discutido, nesta sexta-feira (10/9), pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o ministro uruguaio da Pecuária, Agricultura e Pesca, Fernando Mattos. os dois se encontraram no Rio Grande do Sul, onde Tereza Cristina cumpre agenda oficial que inclui uma visita à Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos (Foto: Mapa)

"Reunião bastante produtiva com ministro de Agricultura do Uruguai, Fernando Mattos. Debatemos ações para intensificar nossa cooperação na área de defesa sanitária e de vigilância na fronteira", disse Tereza Cristina, em seu perfil no Twitter.

De acordo com o divulgado pelo Ministério da Agricultura (Mapa), a ministra Tereza Cristina disse que essa cooperação entre Brasil e Uruguai já existe, mas deve ser intensificada. A intenção é realizar rodadas semestrais de intercâmbio para acompanhamento de regulamentações sanitárias e fitossanitárias nos dois países.

 “Queremos discutir normas, novas metodologias de aplicação e fortalecer todos os sistemas de produção e de vigilância sanitária a nível de fronteiras e evitar a introdução de doenças nesta região, como a Peste Suína Africana”, disse Fernando Mattos, segundo nota do Mapa. 

saiba mais

Na cúpula do Brics, Bolsonaro defende modernização da OMC e de regras de subsídios

 

Ainda de acordo com o Ministério, o Uruguai pediu apoio do Brasil para a erradicação da doença causada pela chamada mosca da bicheira. Segundo a nota, a ministra colocou a defesa sanitária brasileira à disposição para o trabalho conjunto.

Os dois ministros também conversaram sobre o comércio bilateral, especialmente em produtos como leite, açúcar e erva-mate. E trataram também sobre o posicionamento dos países da América do Sul em debates multilaterais, como a Cúpula dos Sistemas Alimentares, a ser realizada em 23 de setembro.
Source: Rural

Leave a Reply