Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (2/9)

Imposto de Renda

(Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

 

A Câmara dos Deputados aprovou a Reforma do Imposto de Renda por 398 votos favoráveis a 77 contrários. O substitutivo modifica a limitação de uso do desconto simplificado pelas pessoas físicas, ao expandir a vigência a qualquer contribuinte, independentemente da renda anual. A medida, segundo a Bancada Ruralista, é uma forma de garantir aos pequenos e médios produtores rurais menos burocracia e de evitar aumento nos custos da produção. Os destaques ao relatório ainda serão apreciados nesta quinta-feira (2/9) pelo plenário.

PIB Agropecuário

(Foto: Divulgação)

 

Os problemas climáticos foram responsáveis por afetar o desempenho da agropecuária e impedir melhores resultados do setor no 2º trimestre deste ano, avaliou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A entidade divulgou comunicado técnico para analisar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do período, divulgado pelo IBGE. O setor registrou queda de 2,8% no 2º trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores de 2021.

Chuva para plantar

(Foto: REUTERS/Jose Roberto Gomes)

 

Sojicultores de Mato Grosso, Estado responsável por um quarto de toda a produção brasileira da oleaginosa, planejam aproveitar as chuvas previstas para o final de setembro para dar início ao plantio mais cedo neste ano. O "timing" do plantio de soja em Mato Grosso é particularmente importante pelo fato de o Estado produzir mais de metade da segunda safra de milho do Brasil  -quanto mais tarde a semeadura da oleaginosa ocorre, menor a janela para o cultivo do cereal.

Logística nos EUA

 

(Foto: Paulo Whitaker/REUTERS)

 

Navios que seriam carregados com soja e milho no Golfo dos EUA estão sendo redirecionados para o Brasil, após o furacão Ida ter causado danos na infraestrutura de exportação da Louisiana, disse a RJ O'Brien. Segundo a corretora, as instalações de tradings de grãos no sul do Estado devem ficar fora de operação por várias semanas.

Colheita do café

(Foto: Reuters)

 

A colheita brasileira de café da safra 2021/22 havia atingido 97% até o dia 31 de agosto, avanço de um ponto percentual ante a semana anterior, o que deixa o ritmo dos trabalhos "levemente" abaixo do visto em 2020 e em linha com a média histórica, apontou nesta quinta-feira a consultoria Safras & Mercado. Considerando a estimativa de colheita da Safras, de 56,5 milhões de sacas de 60 quilos, o país havia retirado dos campos cerca de 55 milhões de sacas de 60 kg até o dia 31 de agosto.

Farm Progress Show

(Foto: Divulgação)

 

Terminou nesta quinta-feira (2/9), em Decatur, Illinois, a Farm Progress Show, uma das maiores e mais importantes feiras agrícolas do mundo. Inspiradora do formato inicial da Agrishow, de Ribeirão Preto (SP), de mostrar as máquinas agrícolas em ação, a Farm marca o reencontro de agricultores americanos e indústria agrícola após quase um ano e meio de paralisação das feiras por causa da Covid. Sem limitação de público, a organização espera fechar os três dias com um total de 150 mil visitantes.

Máquinas agrícolas

(Foto: Divulgação)

 

As vendas de máquinas agrícolas, entre tratores e colheitadeiras, ficaram em 5,2 mil unidades em julho, repetindo o volume de junho, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira pela Fenabrave, associação que, além das concessionárias de automóveis, representa revendedores de equipamentos usados no campo. Como não se trata de emplacamentos, que podem ser atualizados diariamente, as estatísticas de máquinas agrícolas têm defasagem em relação ao balanço das vendas de carros, cujos resultados divulgados hoje pela Fenabrave são relativos a agosto.

Trigo transgênico

(Foto: Thinkstock)

 

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) pretende apresentar em outubro um parecer sobre a liberação comercial de trigo geneticamente modificado, informou o órgão após reunião realizada nesta quinta-feira. O controverso tema, considerando que ainda não há trigo transgênico sendo consumido no mundo, foi mais uma vez retirado de pauta na reunião deste mês, pois a comissão está avaliando informações que haviam sido pedidas à companhia solicitante, Tropical Melhoramento & Genética (TMG), segundo o presidente da CTNBio, Paulo Barroso.

De Soja Plus para Agro Plus

 

(Foto: Vinicius Galera/Ed. Globo)

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) anunciou nesta quinta-feira (2/9) a ampliação do programa de assistência técnica e extensão rural mantido pela entidade e seus associados, o Soja Plus, para as demais culturas no portfólio das associadas, como café e algodão. Segundo o  gerente de sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires, a medida atende a demanda dos produtores e ganhou força nos últimos três anos, acompanhando a adesão do setor privado aos princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança).

Novo embaixador

(Foto: REUTERS/Lucas Jackson)

 

Brad Pitt seguiu os passos de seu amigo de Hollywood e estrela da Nespresso, George Clooney, nesta quinta-feira ao se tornar embaixador da marca italiana De'Longhi, que produz máquinas de café. A empresa de eletroportáteis disse ter lançado uma campanha mundial para suas máquinas de café expresso domésticas com um vídeo dirigido por Damien Chazelle, diretor de "La La Land", e estrelado pelo ator Brad Pitt, vencedor do Oscar.
Source: Rural

Leave a Reply