Skip to main content

Conteúdos científicos, discussão sobre boas práticas e a atuação social na produção e consumo das chamadas PANC’s, as Plantas Alimentícias Não Convencionais. São alguns dos temas a serem debatidos na 4ª edição do Encontro Nacional de Hortaliças Não-Convencionais (HortPANC), promovido pela Embrapa Hortaliças, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Rede PANC Bahia. O evento será nos dias 10 e 11 de novembro, sediado na Bahia, mas, pela primeira vez, em formato online.

Produção e consumo de Plantas Alimentícias Não convencionais serão discutidos em evento (Foto: Pixabay )

 

Pesquisadores, técnicos, professores e representantes de instituições públicas estarão em mesas-redondas, debates e palestras sobre diversos temas relacionados a essas hortaliças. A programação, no dia 10 de novembro, inclui temas como como a perspectiva de órgãos públicos sobre PANC’s, avanços desse tipo de produção no Brasil, além do andamento das pesquisas sobre o assunto.

Já no dia 11 de novembro, será realizado o segundo encontro da Rede PANC Bahia, acompanhado de um Dia de Campo virtual, com o objetivo de avaliar os avanços na produção e consumo de Plantas Alimentícias Não-convencionais no Estado.

Em comunicado divulgado pela Embrapa Hortaliças, o professor da Universidade Federal da Bahia José Geraldo Assis avalia que, apesar de voltado para um público de vocação agrícola, um encontro de amplitude nacional pode despertar um interesse maior sobre as PANC’s. É algo que, em sua opinião, ajuda a reforçar o trabalho de grupos envolvidos com o tema, como a própria Rede PANC Bahia.

Nuno Madeira, pesquisador que coordena o trabalho com PANC’s dentro da Embrapa Hortaliças, reconhece que o fato do encontro ser apenas online limita a efetividade de ações como o Dia de Campo. Por outro lado, possibilita um número maior de participantes, especialmente instituições de ensino, estudantes, professores, além de representantes de segmentos da área agrícola e técnicos de extensão rural.
Source: Rural

Leave a Reply