Skip to main content

A confirmação do primeiro caso de peste suína africana das Américas, reportado pela República Dominicana na semana passada, levou à criação de um comitê de crise internacional formado por associações representativas do setor em 18 países continente. Em nota divulgada nesta terça-feira (10/8), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que se juntou a outras 21 entidades regionais para debater estratégias de prevenção ao vírus.

Veterinários e cuidadores de animais usam roupas de proteção durante desinfecção de fazenda de suínos na China após casos de peste suína africana (Foto: Stringer/Reuters)

 

De acordo com a ABPA, o grupo se reuniu de forma virtual ontem, quando decidiu lançar uma campanha de conscientização de governos e produtores sobre a importância dos cuidados preventivos da peste suína africana. O comitê também realizou um levantamento de ações regionais e estabeleceu um trabalho de colaboração para o fortalecimento da defesa sanitária no continente.

saiba mais

Primeiro caso de peste suína nas Américas põe suinocultura do Brasil em alerta

 

“A ação reforça o trabalho que já está em curso no Brasil, em uma articulação ampla para evitar que a situação alcance a parte continental das Américas”, afirmou, em nota, o presidente da ABPA, Ricardo Santin. Segundo ele, “empregos e a garantia de fornecimento de alimentos estão em jogo, em um momento em que a oferta de alimentos é estratégica para as nações”.

“Unificando esforços, seremos mais efetivos para monitorar problemas e riscos, e contribuir para rápidas soluções bilaterais ou em bloco”, destacou Santin

saiba mais

Controle da peste suína africana na China segue complicado, diz autoridade

 
Source: Rural

Leave a Reply