Skip to main content

Cerca de 20% a 25% dos vinhedos da tradicional e valorizada região de Champagne, na França, foram danificados por fungos após as fortes chuvas do começo deste mês.

A situação se soma às pesadas perdas causadas pelas geadas no início da estação, informou nesta terça-feira (27/7) a entidade que representa as vinícolas da região francesa.

No total, metade da safra será perdida, afirmou o vice-presidente do grupo do setor, o CIVC, Maxime Toubart, embora não deva haver impacto sobre a oferta aos mercados graças às reservas de produções passadas.

Vinícola em Champagne, na França (Foto: REUTERS/Pascal Rossignol)

 

Chuvas torrenciais atingiram a Europa Ocidental em meados de julho, causando enchentes mortais na Alemanha e na Bélgica e aumentando a preocupação sobre danos, em termos de qualidade e quantidade, a vários produtos agrícolas, incluindo cereais.

"É terrível, tivemos muita chuva, justamente em um momento em que precisávamos de clima quente e seco", disse Toubart, também um produtor.

saiba mais

Produtor francês teme efeitos de lei da Rússia sobre champanhe

Produtividade do milho safrinha deve cair até 30% após geadas, diz Conab

 

Ataques de fungos fazem com que uvas e folhas sequem. Em alguns lugares, todo a plantação foi destruída, disse Toubart.

"Uma perda de 20% a 25% em 35 mil hectares é enorme. As gerações mais velhas dizem que nunca viram nada assim", destacou. Geadas severas ao longo do inverno já haviam danificado 30% da produção.

 

saiba mais

Semana será de frio intenso em várias regiões do Brasil, com geada e chance de neve

 
Source: Rural

Leave a Reply