Skip to main content

Cada vez mais a culinária japonesa cresce no gosto do brasileiro. Para muitos, um rodízio de japonês é até melhor que o tradicional de churrascaria, em razão da vastidão de opções oferecidas nos restaurantes, entre elas, o temaki.

Temaki, prato típico do Japão que sofreu diversas adaptações no Brasil (Foto: Tudo Gostoso/Reprodução)

 

Agora, como em muitas situações, o famoso jeitinho brasileiro não fica de fora na hora de cozinhar. Diversos pratos importados são transformados no Brasil e acabam fazendo mais sucesso do que o original por aqui.

No Japão, o temaki é mais simples do que o encontrado no Brasil. É feito apenas de alga, arroz, algum vegetal – como o pepino – e um peixe ou fruto do mar. Aproveitando o clima de Olimpíadas em Tóquio, hoje Globo Rural importa um prato japonês, mas com jeitinho brasileiro. Aprenda a fazer um temaki de salmão grelhado e cream cheese:

Ingredientes

1 xícara de arroz japonês (ou agulhinha)
3 colheres (sopa) de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
500g de salmão fresco
4 colheres (sopa) de cream cheese
6 folhas de alga japonesa

saiba mais

Acompanhamento ou entrada: como fazer sunomono

Para os dias frios: como fazer a sopa japonesa missoshiru

 

Modo de preparo do arroz

Lave bem o arroz em uma vasilha, trocando a água até que a água saia límpida. Geralmente, são cerca de 8 ou 10 lavadas. Assim que lavado, coloque 3 xícaras de água e deixe o arroz de molho por 10 minutos.

Após os 10 minutos, coloque o arroz e a água em uma panela em temperatura alta, tampe e espere ferver. Assim que levantar fervura, abaixe para o fogo mínimo e deixe cozinhar mais 10 minutos. Mantenha sempre tampado.

Após os 10 minutos de cozimento, desligue o fogo, e mantenha tampado por mais 10 minutos. Misture o vinagre, o açúcar e o sal em uma panela e leve em fogo baixo até derreter e ficar uniforme. Não deixe ferver e caso levante fervura, desligue o fogo e continue misturando. Com o arroz esfriando, jogue a mistura do vinagre aos poucos e vá misturando até que todo o arroz seja incorporado.

saiba mais

Aprenda como fazer sushi

 

Modo de preparo do temaki

Pique o salmão em cubinhos e misture com o creamcheese. Reserve. Corte a folha da alga ao meio, segure com a mão bem seca, e com a outra mão bem molhada, vá pegando o arroz e colocando na parte mais áspera da alga.

Espalhe o arroz até pouco mais da metade da alga de forma uniforme, deixando as 4 pontas livres. Por cima do arroz, coloque o salmão. Pegue a ponta inferior esquerda da alga e enrole formando um cone.

Leia mais Receitas no site da Globo Rural
Source: Rural

Leave a Reply