Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (20/7)

Ferrogrão

Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, revelou nesta terça-feira (20/7) que a Ferrogrão, ferrovia cujo projeto é considerado prioritário pelo governo federal, já possui interessados em seu futuro licenciamento. Em live organizada pelo jornal Valor Econômico, o ele afirmou que a equipe do governo tem se encontrado semanalmente com potenciais investidores e que, por isso, tem concentrado esforços para viabilizar sua construção.

Soja

Navio carregado com soja no porto de Santos (SP) (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

As importações de soja do Brasil pela China recuaram em junho na comparação com igual período do ano anterior, mostraram dados alfandegários do país asiático nesta terça-feira, à medida que margens fracas de esmagamento pesaram sobre a demanda. A China, maior compradora de soja do mundo, importou 10,48 milhões de toneladas da oleaginosa proveniente do Brasil –maior exportador global– no mês passado, leve queda em relação ao recorde de 10,51 milhões de toneladas registrado no mesmo mês de 2020, de acordo com os dados alfandegários.

Milho

Colheita de milho em lavouras do Paraná (Foto: Secretaria de Agricultura do Paraná/Divulgação)

 

A colheita do milho segunda safra no Paraná atingiu 4% da área plantada no Estado, avanço de um ponto porcentual na semana, segundo boletim semanal de acompanhamento de safra do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, divulgado nesta terça-feira, 20. A retirada do cereal está quatro pontos porcentuais atrasada em relação à área colhida em igual período do ano passado.

Geada

Geada em lavoura de café da Alta Mogiana (Foto: Andre Cunha/Arquivo Pessoal)

 

Geadas atingiram plantações de cana-de-açúcar, café e laranja na região centro-sul do Brasil nesta terça-feira, de acordo com um boletim da Rural Clima. Marco Antonio dos Santos, que é sócio e diretor da consultoria de serviços meteorológicos, disse que recebeu vários vídeos mostrando geadas, mas pontuou que é muito cedo para determinar os danos causados às lavouras. As temperaturas devem subir a partir de quarta-feira, à medida que uma frente fria se distancia, disse ele.

Carne bovina

(Foto: Decoy/Divulgação)

 

Países da América Latina e do Caribe, especialmente os grandes produtores de alimentos da América do Sul, irão unir forças na cúpula de alimentos das Nações Unidas –que acontece neste mês– para defender a produção de gado da região, em meio a preocupações com o impacto ambiental do setor. O ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Santiago Bertoni, afirmou em uma videoconferência que o foco principal é combater as críticas à pecuária, especialmente para produção de carne bovina, em políticas como o "Acordo Verde" europeu.

Expointer

Drive-thru na Expointer (Foto: Emerson Foguinho/Divulgação)

 

Após uma redução drástica de expositores em 2020, a feira de agricultura familiar da Expointer terá novidades neste ano. Ao todo, 216 agroindústrias e empreendimentos de artesanato rural, plantas e flores participarão do evento em 2021, que ocorre entre 4 e 12 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). “A procura é uma grande sinalização, por parte dos produtores, do quanto podemos com esta Expointer que será marcada pela retomada da economia e pelo forte apelo para educação sanitária”, ressaltou a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) do Estado, Silvana Covatti.

Pantanal

Gado morre por falta de água em meio à maior seca dos últimos anos no Pantanal (Foto: José Medeiros/Ed.Globo)

 

A estiagem no Pantanal tem feito com que o gado precise ser realocado para não morrer de sede. Foi o que ocorreu na região de Porto Jofre, onde uma área não pegou fogo em 2020, mas agora representa perigo por conta do mato alto. Elizeu Evangelista, gerente da Fazenda Jofre Velho, afirma que a situação é propícia para alastrar as chamas. Para que isso não aconteça, algumas cabeças de gado em Porto Cercado foram transferidas para “o Jofre”, como dizem os locais, para se alimentar do pasto ao qual Elizeu se referiu, e ainda aproveitar o que resta de água.

Pequena ambientalista

Nina Gomes coleta lixo do mar do Rio de Janeiro 09/07/2021 (Foto: REUTERS/Pilar Olivares)

 

Nina Gomes não é uma ambientalista padrão. Com óculos rosa e apenas 4 anos, ela recolhe lixo do mar ao lado do pai nas praias do Rio de Janeiro. "Ela já é uma mini defensora do oceano", diz seu pai, Ricardo Gomes. Com Nina nos braços, Gomes entra de prancha nas águas paradisíacas, mas poluídas, das praias do Rio de Janeiro, onde ela recolhe garrafas e sacolas de plástico e as coloca em uma rede. Questionada por que retira resíduos do mar, ela diz: "Porque os peixes e as tartarugas morrem".

Jogos Olímpicos

Marlon Zanotelli e seu cavalo VDL Edgar no Pan-Americano de 2019 (Foto: Luis Ruas/Confederação Brasileira de Hipismo)

 

“Eles são mais tratados como atletas do que nós mesmos”. É assim que o cavaleiro Marlon Zanotelli, campeão Pan-americano de 2019, se refere aos cavalos da equipe do Brasil na busca de medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, que começam oficialmente na sexta-feira (23/7) – as provas de hipismo iniciam no sábado (24/7). A análise do atleta brasileiro é baseada no grande diferencial do hipismo: é o único esporte olímpico com animais. A peculiaridade exige que a preparação dos cavalos seja tão complexa e rigorosa quanto a dos humanos. Afinal, a performance passa muito pela combinação entre força, agilidade e saúde.
Source: Rural

Leave a Reply