Skip to main content

A estiagem no Pantanal tem feito com que o gado precise ser realocado para não morrer de sede. Foi o que ocorreuna região de Porto Jofre, onde uma área não pegou fogo em 2020, mas agora representa perigo por conta do mato alto. 

Elizeu Evangelista, gerente da Fazenda Jofre Velho, afirma que a situação é propícia para alastrar as chamas. Para que isso não aconteça, algumas cabeças de gado em Porto Cercado foram transferidas para “o Jofre”, como dizem os locais, para se alimentar do pasto ao qual Elizeu se referiu, e ainda aproveitar o que resta de água.

saiba mais

Pantanal registra focos de incêndio e falta d’água põe combate em risco

Seca no Pantanal: pantaneiros relatam aumento nos incêndios e falta de água para animais

 

“No meu entender, essa comparação com boi bombeiro, pode ser boi, pode ser cavalo, mas tem que ter algo para comer esse capinzeiro. Se isso aqui secar e não tiver nada para retirar, isso aqui vira um combustível e o fogo fica incontrolável”, comenta o pantaneiro.

Globo Rural esteve na região e verificou que a falta d'água na região é cada vez mais nítida e preocupante. A seguir, confira imagens da seca no bioma feitas pelo fotógrafo Zé Medeiros.

Gado morre por falta d'água em meio à maior seca dos últimos anos no Pantanal (Foto: José Medeiros/Ed.Globo)

 

 

Área que costuma servir para animais se hidratarem, a partir das chuvas no início do ano, agora expõe seca no Pantanal (Foto: José Medeiros/Ed.Globo)

 

Para que mais mortes não aconteçam, pantaneiros estão transferindo o gado para onde há água e pastagem (Foto: José Medeiros/Ed.Globo)

 

Imagem aérea mostra terra seca e jacaré morto, em meio a maior estiagem dos últimos 50 anos no Pantanal (Foto: José Medeiros/Ed.Globo)

 

O jacaré da foto parecia estar em busca de água, que serve tanto para hidratação quanto refúgio ao fogo, nos casos de incêndio (Foto: José Medeiros/Ed.Globo)

 

A água que ainda resta no Pantanal está escassa e suja. Com isso, jacarés perdem seu habitat natural, além da perda da biodiversidade influenciar na alimentação e reprodução dos animais (Foto: José Medeiros/Ed.Globo)

Conhecida por sua planície alagada, Pantanal vive a seca mais severa dos últimos 50 anos (Foto: José Medeiros/Ed.Globo)

 

Veja relatos de pantaneiros sobre a seca

 

Source: Rural

Leave a Reply