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Importante polo produtor de vinhos de Portugal, a região do Alentejo desenvolve, desde 2015, um programa de sustentabilidade. E, neste ano, o mercado brasileiro começa a receber os primeiros rótulos produzidos conforme a iniciativa. Os vinhos que chegam ao mercado brasileiro são Coelheiros 2018 e Herdade dos Grous 2018.

Adega da Herdade dos Grous, primeiro produtor do Alentejo a receber o certificado de sustentabilidade (Foto: Ed. Globo)

 

De acordo com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), que gerencia iniciativas de certificação da produção local, atualmente, o programa de sustentabilidade tem 446 integrantes, que abrangem 41% da área plantada na região. A Herdade dos Grous, aliás, foi o primeiro produtor a receber o selo de certificação, em dezembro do ano passado.

“A Herdade dos Grous tem como missão produzir de modo sustentável, protegendo o ambiente, promovendo o bem-estar dos seus colaboradores e beneficiando a comunidade local na qual está inserida. Por esta razão a certificação proposta pelo PSVA pareceu-nos um passo natural no decorrer da nossa atividade” disse Luís Duarte, o gerente e enólogo da empresa, segundo o divulgado à época pela CVRA.

Ainda de acordo com a Comissão Vitivinícola, o programa de sustentabilidade é gratuito e de adesão voluntária. E trabalha com critérios específicos, adotados apenas para as plantações, apenas para adegas; e plantações e adegas em conjunto.

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“O Alentejo é a única região de Portugal que conta com essa certificação. A iniciativa nos coloca ao lado de outros países que já implementaram seus programas de sustentabilidade, e reforça o posicionamento pioneiro do Alentejo em importantes demandas mundiais”, resume João Barroso, coordenador do programa.

Entre as principais medidas, estão a aplicação de técnicas naturais de conservação e de aumento da fertilidade do solo, redução do uso de pesticidas, auditorias de energia, gestão de resíduos e economia de água. Na parte social, o Programa de Sustentabilidade prevê o engajamento e cuidado com trabalhadores e a comunidade.

O Brasil é o principal cliente externo dos vinhos do Alentejo, que também possuem denominação de origem. Ao mercado brasileiro, o programa de sustentabilidade foi apresentado pelos representantes da CVRA em outubro do ano passado, por representantes da entidade e empresários da vinicultura alentejana.
Source: Rural

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