Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (16/7) no site da Globo Rural.

Vacina em indústrias veterinárias

Vacina contra a Covid-19 (Foto: Fiocruz)

 

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei 14.187, que permite a produção de vacinas contra a Covid-19 por indústrias de produtos veterinários, ainda tem um longo caminho para começar a produzir efeitos, segundo o vice-presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), Emilio Salani.

“É importante destacar que o caminho até a produção, de fato, dessas vacinas ainda é longo. Neste momento, ainda dependemos do interesse de alguma empresa detentora dessas tecnologias em produzir as vacinas localmente e, caso ainda não sejam registradas no Brasil, submeter seus produtos à avaliação da Anvisa, um processo que pode levar meses para ser concluído”, disse Salani.

Imunização no setor de transportes

Vacinação de trabalhadores do transporte contra a Covid-19 (Foto: CNT/Divulgação)

 

O número de trabalhadores do setor de transporte vacinados contra a Covid-19 superou a marca de 1 milhão, informou a Confederação Nacional do Transporte (CNT), citando dados do Ministério da Saúde.

Mais de 145 mil profissionais já estão totalmente imunizados com as duas doses ou dose única, a depender do fabricante da vacina. Outros 905 mil receberam a primeira dose. Estão nesse grupo caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, portuários, aeroviários, metroviários, ferroviários e aquaviários.

Nova safra recorde no horizonte

Colheitadeira em plantação de soja mato-grossense (Foto: REUTERS/Agustin Marcarian)

 

Os produtores brasileiros de soja deverão semear 39,82 milhões de hectares na safra 2021/2022, que será plantada a partir de setembro, alta de 2,3% ante o ciclo anterior, configurando a maior área da história, estimou nesta sexta-feira (16/7) a consultoria Safras & Mercado em seu primeiro levantamento de intenções de plantio para a nova temporada.

Com uma possível elevação de produtividade, de 3.542 quilos para 3.590 quilos por hectare, a produção nacional deve atingir 142,24 milhões de toneladas, 3,7% maior que o recorde de 137,19 milhões obtido neste ano.

Cresce área de soja fora da Moratória

Lavoura de soja (Foto: Corteva/Divulgação)

 

Na safra 2019/2020, produtores de soja plantaram 107,7 mil hectares em desacordo com as regras da Moratória da Soja, acordo para impedir a comercialização do grão de áreas abertas na Amazônia depois do dia 22 de julho de 2008.

O número é 22% maior que o da safra anterior, de 88,2 mil hectares, de acordo com relatório divulgado nesta semana pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Veto ao tabaco brasileiro

Lavoura de tabaco (Foto: Marcelo Curia/Ed. Globo)

 

A Rússia decidiu proibir a importação de tabaco do Brasil e de mais quatro países a partir da próxima segunda-feira (19/7). A decisão foi do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária.

No ano passado, o órgão identificou no ano passado 33 casos da mosca Megaselia scalaris em tabaco em rama vindo do Brasil e de mais seis países: Índia, África do Sul, Tanzânia, Estados Unidos, Malawi e Bélgica. O inseto é considerado uma praga quarentenária na Rússia e nos demais países da União Econômica Eurasiática (UEE).

Frio e geada no Sul

Geada em Urupema (SC) (Foto: Joziéli Andrade)

 

Uma massa de ar polar começa a atuar neste fim de semana sobre a região Sul do Brasil, trazendo a possibilidade de geadas durante o fim de semana.

A informação é do Sistema Nacional de Meteorologia. Na segunda (19/7) e terça-feira (20/7), o frio permanece, com possibilidade de geadas também no sudeste e de neve nas serras gaúcha e catarinense.

Forças Armadas contra crimes ambientais

Fumaça de incêndio na Floresta Amazônica (Foto: REUTERS/Bruno Kelly)

 

O presidente Jair Bolsonaro autorizou a ampliação da utilização das Forças Armadas no combate a crimes ambientais no Amazonas, aceitando requerimento neste sentido feito pelo governador do Estado, Wilson Lima (PSC), informou a Presidência da República

Bolsonaro já havia editado decreto, no dia 28 de junho, determinando uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no combate a crimes ambientais na Amazônia, focada em municípios em situação mais problemática, até o final de agosto.

Peste suína na Alemanha

Uma nota dizendo "Peste suína africana em porcos selvagens, área principal" perto de Gross Drewitz, Spree-Neisse, na Alemanha (Foto: REUTERS/Annegret Hilse/Foto de arquivo)

 

A Alemanha confirmou a detecção dos primeiros casos de peste suína africana em animais de fazendas, disse o Ministério da Agricultura federal nesta sexta-feira (16). A doença foi encontrada em porcos de duas fazendas no Estado de Brandemburgo, no leste do país.

Casos anteriores haviam sido registrados somente em animais selvagens, com 1.267 casos tendo sido confirmados em javalis na área de Brandemburgo até o momento. A região faz fronteira com a Polônia, por onde a doença já se espalhou.

Menor vaca do mundo

Rani, a menor vaca do mundo, vive no interior de Bangladesh (Foto: REUTERS/Mohammad Ponir Hossain)

 

Contrariando as restrições de circulação de Bangladesh, centenas de pessoas têm se reunido a fim de visitar Rani, a “menor vaca do mundo”, que vive no interior do país.

De acordo com seus criadores, a vaquinha tem 51 centímetros de altura, 66 de comprimento e pesa 26 quilos. De tão pequena para a espécie, ela costuma ser até carregada no colo.
Source: Rural

Leave a Reply