Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (9/7)

Frutas brasileiras

(Foto: Reprodução/Twitter)

 

Quatro cargas de frutas brasileiras já foram bloqueadas neste mês no porto de Algeciras, segundo informação do Ministério da Saúde da Espanha enviada nesta sexta-feira (9/7) à Globo Rural. Dois contêineres foram liberados e mais 26 aguardam inspeção do controle sanitário. O órgão não informou quais os tipos de carregamentos continuam a ter problemas para ingressar na Espanha por causa do uso dos aditivos formaldeído e álcool etoxilado na cera de carnaúba que reveste as frutas, visando evitar sua maturação precoce.

Amazônia

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

O desmatamento na Amazônia voltou a aumentar em junho, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram suprimidos 1,062 mil quilômetros quadrados de vegetação, 1,8% a mais em comparação com o mesmo período no ano passado. Os números levaram ambientalistas a reforçar críticas à ação do governo federal na região.

Milho

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

A produção de milho da segunda safra 2021 no centro-sul do Brasil deverá atingir 56,75 milhões de toneladas, disse nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado, reduzindo sua projeção em 7,85% após as geadas que atingiram parte da região produtora entre o final de junho e o começo de julho.

Soja

(Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

A comercialização de soja 2020/21 do Brasil alcançou 80,2% da produção até o dia 2 de julho, estimou a consultoria Datagro nesta quinta-feira, sinalizando um avanço lento das vendas pressionado por uma piora nos preços domésticos do grão.
No comparativo mensal, o incremento foi de apenas 3,9% ante o relatório anterior, abaixo dos 5,9% do padrão normal de avanço para o período, de acordo com a consultoria.

Arroz

(Foto: Divulgação)

 

Os altos custos dos fretes marítimos, que aumentaram em média 170% em 2021, chegando a 500% em alguns casos em junho, e a falta de contêineres impactaram as vendas externas de arroz no primeiro semestre, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), com base em dados do Ministério da Economia.

Transporte marítimo

(Foto: Wilson Sons)

 

A operadora portuária Wilson Sons, em conjunto com parceiros logísticos, implementou um projeto inédito de estufagem de trigo a granel em contêineres. O cereal é acondicionado diretamente no contêiner, o que gera uma série de vantagens tanto para os produtores quanto para compradores, segundo a empresa.

O projeto, desenvolvido em parceria com as empresas Gomes e Marques, Aliança Navegação e Suporte Corretora já está em funcionamento por meio de cabotagem das cargas do Terminal de Contêineres de Rio Grande (RS) para o Amapá. Esse modelo operacional tem um grande potencial também para a exportação de trigo a granel em contêiner, diz a empresa.

Trigo

(Foto: Thinkstock)

 

O plantio de trigo no Rio Grande do Sul atingiu nesta semana 91% das áreas estimadas para a safra 2021, avançando 16 pontos percentuais em relação à semana anterior e superando a média histórica para o período, disse a Emater-RS nesta quinta-feira.

De acordo com informativo conjuntural da entidade, a média das últimas cinco safras para esta data é de 87%. O ritmo da semeadura atual, porém, fica abaixo do registrado na temporada anterior, quando alcançava 94% neste momento.

Ferrogrão

(Foto: Alberto Ruy/Ministérios dos Transportes/Flickr)

 

Uma vez concluída, a Ferrogrão, ferrovia cujo projeto prevê interligar Mato Grosso e Pará, deverá retirar 1 milhão de toneladas de carbono da atmosfera, segundo cálculo do governo federal mencionado pelo ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, naquienta-feira (8/7), quando foi realizado o leilão de concessão da BR-163, no trecho que liga Sinop (MT) a Miritituba (PA). A rodovia, que também liga os dois estados, foi concedida por 10 anos – prazo que o governo acredita ser necessário para inaugurar a estrada de ferro.

Pecuária sustentável

(Foto: Divulgação)

 

A recuperação dos 12 milhões de hectares de pastagens degradadas declaradas pelos produtores brasileiros no último Censo Agropecuário permitira ao Brasil elevar o seu rebanho bovino em 17,7 milhões de cabeças de gado – volume equivalente a 1,5 vez o rebanho do Uruguai. Foi o que concluíram pesquisadores brasileiros em estudo publicado na terça-feira (7/7) na revista científica Royal Society Open Science.
Source: Rural

Leave a Reply