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Uma vez concluída, a Ferrogrão, ferrovia cujo projeto prevê interligar Mato Grosso e Pará, deverá retirar 1 milhão de toneladas de carbono da atmosfera, segundo cálculo do governo federal mencionado pelo ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, naquienta-feira (8/7), quando foi realizado o leilão de concessão da BR-163, no trecho que liga Sinop (MT) a Miritituba (PA). A rodovia, que também liga os dois estados, foi concedida por 10 anos – prazo que o governo acredita ser necessário para inaugurar a estrada de ferro.

Projeto da Ferrogrão foi suspenso pelo STF em março deste ano  (Foto: Alberto Ruy/Ministérios dos Transportes/Flickr)

 

“Como não acreditar numa ferrovia que vai atender um Estado que, em 2030, vai estar produzindo 120 milhões de toneladas de grãos ou até mais? Fruto do aumento da produtividade e da área plantada e isso sem derrubar nenhuma árvore”, disse Tarcísio. O projeto teve sua elaboração suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por prever a supressão de 862 hectares do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará. A desafetação foi feita por Medida Provisória (MP), o que foi considerado inconstitucional pelo supremo.

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“A gente já  prestou os esclarecimentos, fizemos um pedido de reconsideração no Supremo Tribunal Federal, trazendo os nossos argumentos”, explicou o ministro. Segundo ele, o entendimento do STF é posterior à edição da Medida Provisória e, embora desafete 860 hectares de parque, acrescentou 50 mil hectares da área de preservação ambiental do rio Tapajós. “O fato é que tivemos uma supressão de 460 hectares com todo o benefício ambiental que a Ferrogrão vai trazer”, afirmou o ministro, ao classificar a ferrovia “como uma grande barreira verde”.

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“É uma ferrovia que estamos estruturando com grandes entidades de meio ambiente globais para que tenhamos o estado da arte em termos de sustentabilidade, uma ferrovia passível de obter o selo verde e esse processo está em curso”, revelou Tarcísio.
Source: Rural

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