Skip to main content

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (5/7)

 

Cacau na Bahia

cacau (Foto: Erik Lopes/TNC)

 

Dois produtores de cacau do sul da Bahia conseguiram, em junho vitórias, na Justiça em processos que se arrastam há mais de 15 anos, motivados pelas perdas causadas pela praga vassoura-de-bruxa, que reduziu em até 90% a produção das lavouras na década de 90. A juíza da Vara Cível da Comarca de Ipiaú, Mariana Ferreira Spina, julgou procedentes as ações em que os cacauicultores pediram a anulação de dívidas com o Banco do Brasil contraídas dentro do Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira Baiana.

Trigo no Pará

STF (Foto: Divulgação)

 

Por decisão unânime, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), na sessão virtual encerrada no dia 18 de junho, julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6479 para declarar inválidas normas do Estado do Pará que asseguravam incentivo fiscal de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às indústrias de produtos industrializados derivados de farinha de trigo (massas, biscoitos, bolachas, pães).

Commodities e emissões

Soja sendo descarregada (Foto: REUTERS/Jorge Adorno)

 

Os preços de importantes commodities agrícolas deverão perder força na próxima década, depois de uma disparada no ano passado, diante de um aumento na produtividade e da desaceleração na demanda chinesa, disseram a agência da ONU para alimentação e a OCDE.

No entanto, as emissões provenientes da agricultura tendem a aumentar, devido especialmente à produção de animais, indicaram em relatório a Organização para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Geadas e o milho

(Foto: Editora Globo)

 

Os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) observam que mesmo diante do avanço da colheita de segunda safra de milho no Brasil, as cotações do cereal voltaram a subir entre o encerramento de junho e o início de julho na maior parte das regiões.

Eles explicam que os preços subiram após geadas terem sido observadas em algumas praças na semana passada, o que deixou os produtores em alerta e afastados do mercado spot. Segundo eles, parte dos compradores com forte necessidade do cereal esteve mais flexível e acabou pagando os valores maiores pedidos por vendedores, mas as negociações foram pontuais e envolveram pequenos volumes.

Soja, dólar e EUA

Colheita de soja (Foto: REUTERS/Roberto Samora)

 

Os preços da soja voltaram a subir com certa força no Brasil e no mercado externo, apontou levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP).

Na semana passada (25 de junho a 2 de julho), o indicador ESALQ/BM&FBovespa Paranaguá aumentou 10,44%, fechando a R$ 164,28 pela saca de 60 kg na sexta-feira (2/7) e recuperando parte das perdas observadas em junho.

Vendas de milho

A comercialização da segunda safra de milho de 2021 do Brasil atingiu 49,1% de uma produção prevista de 61,6 milhões de toneladas, segundo levantamento divulgado pela Safras & Mercado com dados até o início de julho, sem considerar ainda o efeito das geadas da última semana.

Safra em Mato Grosso

Algodão (Foto: Ernesto de Souza/Ed. globo)

 

As estimativas de safras de milho e algodão de Mato Grosso 2020/21 foram mantidas nesta segunda-feira em relação à previsões do mês anterior, apontou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que alertou para efeitos de alguns problemas climáticos.

A safra de milho de Mato Grosso, maior produtor nacional de grãos e oleaginosas, foi estimada em 32 milhões de toneladas. Isso representa uma queda de 9,7% ante a temporada anterior, devido ao impacto da seca. O atraso na safra continua pautando as incertezas quanto aos rendimentos para o fim da safra, disse o Imea.

Criminalidade no campo

Produtores e representantes do setor estão preocupados com o aumento de furtos e roubos de máquinas agrícolas. Não há números oficiais sobre esse crime no país, já que eles entram nas estatísticas comuns de veículos, mas especialistas em segurança rural e empresas de monitoramento ouvidos pela Globo Rural concordam que está ocorrendo um aumento dessas ocorrências no campo e o relacionam ao crescimento do agronegócio.

Logística mais sustentável

Transmissão ao vivo debaterá o futuro da logística sustentável no Brasil (Foto: Estúdio de criação/Ed.Globo)

 

A Revista Globo Rural realiza nesta terça-feira (6/7), às 16h, a segunda live da 9ª edição do Caminhos da Safra para abordar os caminhos da logística sustentável e as iniciativas que o setor de transportes tem adotado para reduzir as emissões de gases do efeito estufa no escoamento da produção agropecuária. Combustíveis renováveis, reciclagem de embalagens, redução no uso de plástico e medidas para aumentar a eficiência serão apontadas por representantes da área de biocombustíveis, transporte e logística.
Source: Rural

Leave a Reply