Skip to main content

A startup espanhola Novameat está usando tecnologia de impressão 3D para produzir "bifes" vegetarianos que espera colocar no mercado no próximo ano, aproveitando a crescente demanda por alternativas a produtos baseados em animais.

A Novameat planeja vender seus bifes diretamente aos consumidores e empresas como restaurantes interessados em produtos baseados em plantas, disse o diretor de desenvolvimento de negócios, Alexandre Campos.

"Bife" produzido por impressora 3D da Novameat (Foto: REUTERS/Albert Gea)

 

A empresa, que desenvolveu a tecnologia em 2018, é uma das exibidoras da feira de telecomunicações que acontece em Barcelona Mobile World Congress (MWC) e levou para o evento sua mais recente impressora 3D para produzir os bifes.

"Não tem a característica de um bife tradicional, mas fiquei surpreso positivamente porque não esperava que a textura seria tão próxima", disse Ferran Gregori, depois de experimentar um dos bifes impressos no estande da Novameat na MWC.

saiba mais

Governo dá mais um passo para regulamentar alimentos plant-based no Brasil

 

A companhia usa tecnologia 3D para testar receitas, introduzindo ingredientes por meio de cápsulas, que é mais barato que a produção em massa, disse Campos.

Assim que um modelo é considerado bem sucedido, ele pode então ser produzido em escala mais ampla em máquinas maiores que não usam tecnologia 3D. O volume de produtos por hora chega a 500 quilos, afirmou o executivo.

Campos afirmou que o objetivo da startup é recriar fibras musculares da carne animal, mas usando ingredientes 100% produzidos a partir de plantas.

saiba mais

GFI financiará pesquisas na Amazônia e no Cerrado para novos ingredientes plant-based

Empanado e kafta plant-based imitam carne a partir de caju e ingredientes da Amazônia

 
Source: Rural

Leave a Reply