Skip to main content

A forte frente fria segue avançando pelo Brasil nesta quarta-feira (30/6) e deve atingir o norte de Minas Gerais, Tocantins e Bahia. Embora não leve umidade, o sistema ainda provoca muita nebulosidade e frio, com neve no Sul e temperaturas abaixo de zero.

A possibilidade de chuvas mesmo fica para o extremo norte do país, onde a grande umidade e o calor devem provocar temporais.

Grande parte do país deve passar esta quarta-feira com sol, embora ele não deva ajudar a subir muito as temperaturas. O centro da onda de frio que atingiu o Brasil esta semana deve passar pelo Sul hoje, o que faz com que o ar gelado se espalhe com força pelo Sudeste, Centro-Oeste e até para o Norte.

saiba mais

Geadas atingem áreas de milho, cana e café do Brasil, diz Rural Clima

Onda de frio se espalha pelo Brasil nesta semana trazendo geada e chance de neve

 

Por causa do frio intenso, quase todo o interior do Sul do Brasil, sudoeste de São Paulo e centro-sul de Mato Grosso do Sul amanheceram com geada – fenômeno que pode se intensificar com a previsão de temperaturas abaixo de zero.

Já no litoral do Rio Grande do Sul e em toda a costa do Rio de Janeiro até o Alagoas a previsão é de chuva, embora o sol possa aparecer ao longo do dia. Chove também, e com mais intenssidade, no litoral de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Além das possíveis pancadas de chuva na costa do Maranhão.

No Norte do Brasil a previsão é de pancadas de chuva intercaladas com períodos de sol especialmente no extremo norte da região. O fenômeno da friagem também deve ser percebido no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas.

Leia mais notícias sobre Tempo

Quinta-feira

A previsão para quinta-feira (1/7) é de que o centro da massa de ar frio chegue ao oceano, o que não deve aumentar as temperaturas no Sul, mas também impede que elas continuem caindo. O Sudeste ainda esfria, mas a temperatura volta a subir no Centro-Oeste e no Norte.

Enquanto isso, as chuvas intensas no Nordeste devem aumentar. O tempo fica firme apenas no Centro-sul do Maranhão, do Piauí e no centro-oeste da Bahia. Em todas as outras áreas da região, há condição para pancadas de chuva ao longo do dia. Em Natal, João Pessoa e Recife, os volumes de precipitação vão de 50mm a 100mm.

Mapa do Brasil feito pelo Inmet alerta para frio intenso no país nesta quarta-feira (30/6) (Foto: Reprodução/Inmet)

 
Source: Rural

Leave a Reply