Skip to main content

(Foto: Estúdio de Criação)

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (23/6) no site da Revista Globo Rural.

Demissão de Salles

 

(Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu demissão nesta quarta-feira (23/6) ao presidente Jair Bolsonaro.

Salles é investigado em inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por operação da Polícia Federal que apura suposto favorecimento a empresários do setor de madeiras.

A exoneração foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). O atual secretário da Amazônia e Serviços Ambientais da pasta, Joaquim Álvaro Pereira Leite, foi nomeado em seu lugar.

Novo ministro

 

(Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

 

Escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para substituir Ricardo Salles no Ministério do Meio Ambiente, Joaquim Alvaro Pereira Leite ocupava a função de secretário da Amazônia e Serviços Ambientais da pasta desde abril de 2020.

Formado em Administração de Empresas e com MBA, ele tem raízes no agronegócio. Foi consultor da Sociedade Rural Brasileira (SRB) entre janeiro de 1996 e julho de 2019 e administrou uma fazenda que produzia café entre 1991 e 2002.

Repercussão da saída

 

(Foto: Reprodução/Twitter)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A troca no comando do Ministério do Meio Ambiente não deve trazer muitas mudanças em relação à política ambiental do Brasil, mas pode melhorar o diálogo com a sociedade, avaliou a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), que reúne gigantes do setor no país, ressaltando que Joaquim Leite sempre foi braço direito de ex-ministro.

Já os ambientalistas aprovaram a demissão de Salles e pediram fortalecimento do Ibama. A avaliação deles é que que o recuo na medida que reduz aplicação de multas pelo novo ministro Joaquim Leite seria um sinal importante de que haverá mudanças na gestão.

A Bancada Ruralista no Congresso, por sua vez, aprovou a escolha do substituto de Salles feita pelo presidente Jair Bolsonaro.

Agricultores familiares criticam Plano Safra

 

(Foto: Manoel Marques/arquivo Editora Globo)

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) criticou nesta quarta-feira (23/6) a falta de recursos para assistência técnica e extensão rural no Plano Safra 2021/2022, lançado na terça (23/6) pelo Ministério da Agricultura.

Durante evento on-line para apresentação das políticas voltadas a pequenos produtores, a entidade reconheceu o atendimento de parte das reivindicações enviadas ao governo para o no ano-safra, mas cobrou a criação de um plano específico para a agricultura familiar.

PIB do Agro e crise hídrica

 

(Foto: Secretaria de Agricultura do Paraná/Divulgação)

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) ajustou para cima sua projeção para o PIB do Agro em 2021. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (23/6), mostram revisão de 2,2% para 2,6% no crescimento, comparado a 2020, com alta de 2,7% para a produção vegetal e 2,5% para a animal.

O que motivou a alteração, segundo os pesquisadores, foi a melhora no resultado esperado para alguns segmentos em 2021. Há alerta, entretanto, de que os principais riscos para o campo estão relacionados à crise hídrica, que pode prejudicar mais do que o previsto as lavouras e a pecuária bovina.

Exportação de soja

 

(Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

As exportações brasileiras de soja devem alcançar o recorde de 90,5 milhões de toneladas em 2022, alta de 3,4% no comparativo anual, estimou a consultoria Datagro nesta quarta-feira em sua primeira projeção de embarques para o ano que vem.

Para 2021, a consultoria estima que as vendas externas do maior produtor e exportador global da oleaginosa cheguem a 87,5 milhões de toneladas, 4,9% superiores ao registrado em 2020.

Redução na produção de etanol

 

(Foto: REUTERS/Rick Wilking)

 

Os Estados Unidos e o Brasil, os dois maiores produtores de etanol do mundo, deverão reduzir a fabricação do biocombustível nos próximos meses, devido ao aumento nos custos do milho e do açúcar.

As ofertas apertadas do cereal e do adoçante estão repassando custos para o etanol, tornando produtores relutantes em ampliar a fabricação e dando impulso também aos preços da gasolina.

Desperdício e consumo de hortaliças

 

(Foto: Getty Images)

 

A Embrapa Hortaliças, com sede em Brasília (DF), lançou dois e-books gratuitos que incentivam o consumo de hortaliças e formas de reduzir o desperdício de alimentos.

“Hortaliça não é só Salada: alimentação saudável sem desperdício” e “Hortaliça combina com leguminosas: grão-de-bico, lentilha, ervilha seca e feijão” podem ser baixados no site da empresa estatal.

Enquanto a primeira obra é mais técnica e destaca políticas públicas, a segunda traz receitas que destacam a versatilidade das hortaliças em diferentes formas de preparo, além de mostrar os ganhos nutricionais obtidos na combinação de hortaliças e leguminosas, grãos com alto teor de fibras e fontes de proteína vegetal.

Preço do arroz recua

 

(Foto: Irga/Divulgação)

 

O monitoramento do mercado de arroz feito pelos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) mostra que os preços do arroz em casca seguem em queda no Rio Grande do Sul.

Na parcial de junho (até o dia 22), o Indicador ESALQ/SENAR-RS do arroz 58% de inteiros e pagamento à vista recuou 11,9% em relação ao final de maio, fechando a R$ 69,89/sc de 50 kg nessa terça-feira (22/6).
Source: Rural

Leave a Reply