Skip to main content

Os custos aeroagrícolas subiram 20,75% nos últimos 12 meses, segundo dados divulgados nesta semana pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag).

Em maio, o aumento da inflação da aviação agrícola foi de 2,75%. Três fatores pesam mais no cálculo: a variação do custo do petróleo, a variação do dólar e a oscilação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que avançou 8,9% no período.

Avião pulverizando lavoura (Foto: Castor Becker Júnior/Divulgação)

 

O economista Cristian Foguesatto, do Grupo Rara, consultoria de agronegócio que é parceira do Sindag na elaboração do índice, apontou como maior peso no período o valor dos combustíveis.

“Apesar de uma tendência de baixa do dólar e do INPC estável, o aumento de preço nas refinarias vem contribuindo para que o índice mantenha acumulados positivos nos últimos meses”, disse ele, segundo nota da assessoria do Sindag.

saiba mais

Sindicato de empresas de aviação agrícola lança rede nacional de entidades do setor

Embraer vendeu até abril de 2021 mais aviões agrícolas que em todo 2020

 

Gabriel Colle, presidente da entidade, afirma que o cálculo deve servir de base para a negociação das horas de trabalho das empresas aeroagrícolas com os clientes que incluem produtores rurais de várias culturas e usinas sucroenergéticas.

Plataforma

Na última quarta-feira (16/6), o Sindag participou de uma live com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que marcou o lançamento de uma plataforma para registro das empresas aeroagrícolas e envio digital dos relatórios das operações em campo.

O módulo funciona dentro do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro) do ministério e levou cerca de 10 anos para ser desenvolvido.

Leia mais notícias sobre Economia

A Divisão de Aviação Agrícola (DAA) do Mapa preparou um manual que será distribuído aos operadores e usuários da plataforma. A medida deve permitir a elaboração de estatísticas mais abrangentes e precisas sobre a atuação do setor aeroagrícola no País.
Source: Rural

Leave a Reply