Skip to main content

O Grupo Heineken no Brasil anunciou nesta quarta-feira (17/06) acordo com a Agrária Agroindustrial para compra de malte sustentável de origem brasileira a partir de 2023. Com o movimento da holding de bebidas, a cooperativa paranaense destinará mais de R$ 1 bilhão em investimento para a maltaria sob seu controle na próxima década.

Conforme comunicado da cervejaria, o acordo com a Agrária visa atender à previsão de crescimento dos negócios do Grupo Heineken no país, e tem como contrapartida a compra de malte nos próximos dez anos.

A nova maltaria será instalada no Paraná, na região dos Campos Gerais, em função do clima propício para a plantação de cevada, com um potencial de plantio que pode atingir até 100 mil hectares por ano. O Estado é o principal responsável cultura no país, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral).

O início das atividades da maltaria está programado para o ano de 2023. Na foto, malte pronto para torra em cervejaria (Foto: Marcelo Curia/Ed. Globo)

 

Em atividade desde 1980, a Agrária Malte estima produzir  360 mil toneladas de malte por ano, conforme o site da cooperativa, o que responde a cerca de um terço da produção da vaeriedade pilsen consumido no Brasil.

Segundo o informe, o projeto da nova sede é resultado da união de diversas cooperativas paranaenses, lideradas pela Agrária. Estão no empreendimento , Bom Jesus, Capal, Castrolanda, Coopagrícola e Frísia. O início das atividades da maltaria está programado para o ano de 2023.

O comunicado ainda informa que a fábrica deverá produzir a cada ano 240 mil toneladas de malte, volume que hoje representa 15% da produção nacional, e tem previsão de gerar mais de mil empregos diretos e indiretos. 

De acordo com o presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, o empreendimento traz a expectativa de aumentar a rentabilidade dos 12 mil cooperados da empresa e beneficiar os parceiros comerciais. “A região escolhida para construção da maltaria é privilegiada, especialmente no que diz respeito à logística. Iniciamos essa empreitada de forma sólida, com base em critérios técnicos”, ele declarou.

saiba mais

Cooperativas vão investir cerca de R$ 1,5 bilhão na construção de maltaria no PR

 

No comunicado, o Grupo Heineken afirmou que a parceria é estratégica para os negócios, pois aumentará a capacidade de produção de suas marcas em conformidade com a demanda ascendente pelos produtos da cervejaria no mercado brasileiro, onde é o segundo maior player desde 2017.

Segundo Mauricio Giamellaro, presidente do Grupo Heineken no Brasil, o crescimento da cervejaria nos últimos anos é reflexo dos esforços e investimentos que a empresa tem feito no país ao longo dos últimos anos.

“Nosso propósito, desde a chegada ao Brasil, tem sido transformar o mercado cervejeiro com marcas de qualidade e diferenciadas em todos os segmentos e preços. A excelente aceitação de nossas marcas e a crescente demanda por nossas cervejas premium e mainstream demonstram que esse caminho tem sido bem sucedido”, completa o executivo.

saiba mais

Após polêmica nas redes sociais, diretoria da Heineken faz reunião com pecuaristas

 

Segundo a holding de bebidas, o projeto será, além do mais, benéfico para a estratégia de ESG do Grupo Heineken, aumentando a presença de malte sustentável em sua produção. A Agrária é certificada pelo Programa de Avaliação de Sustentabilidade Agrícola FSA/SAI, selo respeitado mundo afora.

“Entre as principais iniciativas está o Programa Agrária de Gestão Rural, que mune os cooperados com ferramentas e informações relacionadas à agricultura sustentável e certifica aqueles que garantem altos padrões de qualidade e segurança dos alimentos, além de aspectos de saúde, segurança e meio ambiente”, detalhou a empresa no comunicado.

Leia mais notícias sobre Empresas e Negócios no site da Globo Rural
Source: Rural

Leave a Reply