Skip to main content

Startups com propostas inovadoras visando a sustentabilidade nas cadeias de suprimento de soja no Brasil podem se candidatar, a partir desta quarta-feira (16/6), ao 2º ciclo do Programa Soja Sustentável do Cerrado, promovido pelo AgTech Garage em parceria com o Land Innovation Fund.

Os organizadores incentivam a participação de agtechs que contribuam para a pluralidade de ideias e diversidade. Desenvolvido em quatro ciclos, o programa de fomento oferece, a princípio, cerca de R$ 2,2 milhões para apoiar as empresas selecionadas.

Segundo o comunicado, o Land Innovation Fund busca novos parceiros interessados em investir no ecossistema de inovação, o que aumentaria a receita da iniciativa.

Safra de soja (Foto: Eduardo Monteiro/Divulgação)

 

De acordo com o regulamento, as inovações podem envolver desenhos, testes e implementação de soluções tecnológicas que tragam inteligência, segurança e sustentabilidade à agricultura da soja no bioma Cerrado.

Ao final do ciclo, mediante análise de um conselho consultivo, startups que se destacarem receberão apoio para desenvolver suas propostas. Além do auxílio financeiro, estão previstas mentorias estratégicas e técnicas, conexões com executivos da comunidade do AgTech Garage, troca de experiências com empreendedores e participação em eventos da área.

saiba mais

Novo perfil das agtechs no Brasil é tema da próxima live da Globo Rural

Startups são alternativa ao pequeno e médio produtor para tomada de crédito

 

 

Um time de especialistas composto por integrantes de empresas parceiras ainda orientará os empreendedores ao longo do processo.

“A inovação e a sustentabilidade são agendas estratégicas para o agronegócio brasileiro. A interação de grandes empresas com o conhecimento de vanguarda de startups pode criar também um novo patamar de inovação no campo”, salienta Igor Nazareth, diretor de planejamento e relações institucionais da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), que também financia o programa.

Leia mais notícias sobre Agtech

Etapa anterior

No primeiro ciclo, iniciado em março, o AgTech Garage e o Land Innovation Fund selecionaram seis startups para integrar o programa, a partir de critérios como inovação, maturidade e modelo de negócio, perfil da equipe, impacto ambiental e viabilidades técnica e econômica.

A etapa recebeu 73 inscrições vindas de 15 Estados. Os projetos abordaram desde monitoramento ambiental ao tratamento do solo, passando por quantificação de carbono, restauração e rastreabilidade da soja.

“Plantem, Forestmatic, Um grau e meio, BrCarbon Serviços Ambientais, Brain Ag e AgTrace compõem um portfólio de soluções complementares entre si para enfrentar algumas das principais demandas de conservação e restauração ambiental da atualidade”, declara o Land Innovation Fund em informe.

saiba mais

Conheça o produtor goiano que planta soja sem agrotóxicos, gasta 50% menos e lucra mais

 

“Mais do que nunca, é necessário cuidar da terra para colher bons resultados – econômicos e socioambientais – ampliando o entendimento de que a inovação pode ser uma aliada da agricultura na busca pela sinergia entre produtividade e sustentabilidade”, afirma Carlos E. Quintela, diretor do Land Innovation Fund.

Criado em 2019 a partir de um aporte inicial da US$ 30 milhões realizado pela multinacional americana Cargill, o Land Innovation Fund tem por objetivo apoiar iniciativas capazes de incentivar que a cadeia produtiva da soja seja cada vez mais sustentável e livre de desmatamento, e que gerem impacto econômico e socioambiental positivo em áreas agrícolas de três biomas na América do Sul: o Cerrado, o Gran Chaco e a Amazônia.

Leia mais notícias sobre Sustentabilidade
Source: Rural

Leave a Reply