Skip to main content

Galinhas, vacas, férias pagas e até mesmo um apartamento de um milhão de dólares são os prêmios oferecidos na Tailândia, na Indonésia e em Hong Kong para quem for se vacinar contra a Covid-19.

Nas últimas semanas, o número de casos no sudeste da Ásia aumentou, associada a maior circulação de novas variantes transmissíveis do vírus, e as autoridades começaram a oferecer recompensas e sorteios para fomentar a vacinação.

Jeje Jaenudin, de 68 anos, ganha uma galinha após ser vacinado contra a Covid-19, na Indonésia (Foto: REUTERS)

 

No distrito de Mae Chaem, no norte de Chiang Mai, na Tailândia, a maioria dos residentes são criadores de gado, e o governo lançou neste mês um sorteio de vacas que até então, tem se mostrado um sucesso.

“Este é o melhor presente de todos os tempos”, disse Inkham Thongkham, de 65 anos, ao ganhar uma vaca fêmea de um ano no valor de 10.000 baht (US$ 320) após receber sua vacina contra o coronavírus.

saiba mais

Mais de 400 mil trabalhadores do transporte foram vacinados contra covid-19

Anvisa já inspecionou duas indústrias veterinárias interessadas na produção de vacinas contra Covid-19

 

Agora, em sua segunda semana de sorteio e com 27 vacas para premiar, a autoridade local afirmam que a campanha fez com que mais de 50% dos 1.400 residentes do distrito – muitos idosos e em grupos de alto risco – se registrassem para suas vacinas.

Da população da Tailândia de 66 milhões, apenas 4,76 milhões receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19.

Na Ásia, muitas pessoas têm relutado em ser vacinados, com desinformação generalizada e incerteza alimentando hesitação sobre segurança, eficácia e preocupações religiosas.

Em Hong Kong, onde a pandemia foi mantida sob controle até o momento, as autoridades estão preocupadas com o fato de que as baixas taxas de vacinação ainda possam deixar o território chinês suscetível a um surto. Vouchers de compras, voos e um novo apartamento no valor de HK$ 10,8 milhões (US$ 1,4 milhão) estão entre os incentivos oferecidos em sorteios para aqueles que forem se vacinar.

saiba mais

Filhotes gêmeos de anta são descobertos pela 1ª vez na natureza

Semente de cannabis vira base para ração de galinhas poedeiras nos EUA

 

Existem empresas que oferecem licença remunerada aos funcionários. Já um clube esportivo privado, está usando punições em vez de recompensas, instruindo seus funcionários a serem vacinados até o final de junho, caso contrário, não receberão bônus, promoções e aumentos salariais no futuro.

Mesmo em países duramente atingidos pelo coronavírus, como a Indonésia, as autoridades têm lutado para dissipar os temores da vacina. O país relatou oficialmente mais de 1,9 milhão de infecções por coronavírus e 53.280 mortes. Estudos recentes de amostras de soro sanguíneo, no entanto, mostram que a verdadeira disseminação de COVID-19 pode ser 30 vezes maior.

“Eu estava com medo de que, se fosse vacinado, morresse imediatamente. Haviam notícias mais preocupantes de que essa vacina continha carne de porco”, disse Asep Saepudin, um morador de 67 anos de Cipanas, na província Indonésia de Java Ocidental.

Entre os muçulmanos indonésios, – que representam mais de 85% da população do país – muitos estão preocupados se as vacinas são consideradas halal, ou seja, permissíveis pelo Islã.

Lili Dinata, de 72 anos, sendo recompensado com uma galinha após ser vacinado, na INdonésia (Foto: REUTERS)

 

As autoridades de Cipanas dizem que tem sido extremamente difícil persuadir os idosos de que as vacinas são seguras e halal. Como na Tailândia, eles também se voltaram para incentivos à pecuária, oferecendo galinhas vivas para cada idoso que receber uma injeção.

“Os idosos não querem ser vacinados por vários motivos, alguns dizem que querem, mas não vêm, alguns até têm medo, então, recompensamos (sua participação) com galinhas", disse o chefe de polícia do distrito local, Galih Aprian.

Dados do Ministério da Saúde da Indonésia mostram que apenas 5%, ou 8,8 milhões de pessoas, foram totalmente vacinadas, muito menos do que a meta de 181,5 milhões de pessoas até o final do ano.
Source: Rural

Leave a Reply