Skip to main content

A proposta para banir os agrotóxicos foi rejeitada por 60,6% dos eleitores suíços em referendo nacional realizado no último domingo (13 de junho). Se tivesse sido aprovada, a Suíça se tornaria o primeiro país do mundo a proibir o uso de agrotóxicos na agricultura e também a importação de alimentos produzidos com os pesticidas. Também não passou a iniciativa que previa corte dos subsídios do governo aos produtores que usam agrotóxicos por agredir o meio ambiente e poluir a água. Essa teve rejeição de 60,7% dos votantes.

Eleitores suiços rejeitaram a proposta de banir agrotóxicos no país, em referendo nacional realizado no último domingo (13 de junho). (Foto: Divulgação John Deere)

 

Embora as duas propostas tenham tido mais apoio urbano, houve maioria a favor em apenas uma das 26 regiões do país, em Basel City. Em grandes cidades como Genebra e Zurique, o resultado foi mais apertado, mas prevaleceu o “não”. Boa parte dos produtores orgânicos apoiaram a proposta, mas a maioria dos 50 mil fazendeiros rejeitaram.

Ouvido pelo portal SWI Swissinfo, o ministro da Economia, Guy Parmelin, ex-produtor de grãos e vinho, disse que, mesmo diante de uma campanha acalorada contra o uso dos agrotóxicos, os eleitores escolheram a opção "racional e pragmática" para o futuro da agricultura e da segurança alimentar na Suíça. Ele disse que o governo prepara um projeto para reduzir em 50% os riscos associados aos pesticidas sintéticos até 2027.

saiba mais

Anvisa admite agrotóxico em ultraprocessados mas afirma não haver malefícios ao consumidor

Primeira abelha “influencer” do mundo morre por causa de pesticida

 

Urs Schneider, vice-diretor da federação suíça de agricultores, disse à televisão suíça SRF que o resultado foi um “grande alívio” para os agricultores diante da abordagem extrema que significaria queda na produção agrícola e preços mais altos dos alimentos.

No país europeu de 8,6 milhões de habitantes, qualquer assunto pode ser submetido à votação nacional, desde que reúna 100 mil assinaturas. A questão dos agrotóxicos reuniu 121.307 assinaturas. A dos subsídios teve 113.979.

Leia mais notícias sobre Agricultura no site da Globo Rural
Source: Rural

Leave a Reply