Skip to main content

Cortar as emissões líquidas que causam o aquecimento do planeta a "zero" até 2050 pode elevar o crescimento econômico e o emprego, mas exigiria um preço de 160 dólares por tonelada do carbono até o final da década, disse um grupo que reúne os principais bancos centrais do mundo nesta segunda-feira.

No Brasil, uma aposta do mercado de carbono é a recuperação de áreas degradadas e uma das alternativas é o plantio de árvores, a exemplo do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta. Na foto, uma árvore vista de baixo para cima. (Foto: Thinkstock)

 

Enfrentando pedidos de ação com seu vasto poder de fogo financeiro, os bancos centrais estão agora contemplando opções para combater as mudanças climáticas e contam com análises profundas de sua "Rede para tornar o sistema financeiro mais verde" (NGFS, na sigla em inglês) para ajudar em suas deliberações.

saiba mais

11 temas ambientais em debate no Brasil para ficar de olho

 

Em uma atualização de seus cenários econômicos, a NGFS concluiu que apenas uma transição relativamente rápida e ordenada para uma economia de baixo carbono aumentará o crescimento, enquanto uma transição atrasada ou nenhuma ação afetaria profundamente a economia.

"Se essas mudanças ocorrerem de maneira ordenada, os cenários sugerem que isso pode levar a algum aumento no PIB global e diminuir o desemprego em relação às tendências anteriores", disse a NGFS.

"Se a transição falhar, a análise dos cenários da NGFS sugere que até 13% do PIB global estará em risco no final do século, mesmo antes de contabilizar as consequências potenciais de eventos climáticos severos", acrescentou.

saiba mais

Bayer lança programa nacional para aliar fixação de carbono no solo à produtividade

 

Mas para chegar a uma emissão líquida zero até 2050, um preço do carbono de 160 dólares por tonelada – ou "preço sombra" equivalente – precisaria ser introduzido de forma progressiva até o final da década, o que aumentará a inflação e também o desemprego em alguns países com indústrias de uso intensivo de energia.

"Os juros de longo prazo tendem a aumentar nos cenários de transição, refletindo a pressão inflacionária criada pelos preços do carbono, bem como o aumento da demanda de investimentos que a transição impulsiona", acrescentou o relatório.

Embora uma ação atrasada mantenha os juros de longo prazo fracos na próxima década, eles provavelmente subiriam acentuadamente nas décadas seguintes, ultrapassando o aumento em um cenário de emissão líquida zero, concluiu o relatório.

saiba mais

Basf e 3tentos realizam primeira operação de troca de insumos por CBIOs

 

 
Source: Rural

Leave a Reply