Skip to main content

Famoso por comandar programas conhecidos no universo do automobilismo, como Top Gear, na britânica BBC, o apresentador e radialista Jeremy Clarkson resolveu mudar de ares e mostrar ao público como funciona o cotidiano da produção rural na Inglaterra. Em seu novo reality show, com estreia prevista para 11 de junho, na plataforma de streaming Amazon Prime, ele compartilhará o primeiro ano no comando de sua própria fazenda, na cidade de Oxfordshire, a cerca de 80 Km da capital britânica.

O jornalista é proprietário da fazenda Diddly Squat desde 2008, informa reportagem do site especializado britânico FarmingUK. Mas decidiu assumir as rédeas do negócio apenas no fim de 2019, pouco antes da disseminação da pandemia e de um ano com uma das piores condições climáticas registradas nos últimos tempos na Inglaterra.

Neste contexto, Clarkson’s Farm mostra o produtor Jeremy Clarkson manejando a rotação de trigo, cevada e canola em sua lavoura, pastoreando um rebanho de ovelhas, e abrindo a  própria loja para venda direta dos produtos da Diddly Squat.

Jeremy Clarkson, durante gravação do programa Top Gear (Foto: Flickr/Tony Harrison)

 

À Farming UK, Clarkson contou que o objetivo do programa é apresentar a rotina do produtor rural britânico sob uma perspectiva diferente da usual. “Eu fui atulhado por material televisivo mostrando fazendeiros alimentando cordeiros com garrafas de uma maneira rudimentar ou grandes proprietários de terra com estruturas massivas”, afirma.

E, segundo relata, ele se surpreendeu com os desafios que encontrou. “Na minha cabeça, cultivar consistia em deixar sementes no chão, o tempo fazer o seu trabalho e esperar o crescimento da comida, o que é longe da realidade. O fazendeiro tem de entender solo, clima e ciência. Ser mecânico, agrônomo e ainda conseguir prever as chuvas”.

Leia mais notícias sobre Cultura no site da Globo Rural

Se, de um lado, o fazendeiro teve dificuldades para superar a papelada da regulação governamental e lucrar com seu rebanho de ovelhas, em meio ao baixo preço da lã e as altas remunerações no Reino Unido, de outro, ele disse que não teria sorte maior quanto ao lugar em que estava no início da quarentena promovida com a chegada da pandemia na Inglaterra.

“Eu não fiquei preso em um pequeno apartamento. Ao contrário, tive espaço para me distrair com todos os trabalhos que precisavam ser feitos”, explica. “O que também é bom para o público, já que tivemos material para entregar uma série que não fosse chata”, acrescenta.

Depois deste ano de gravação, Clarkson tomou de fato gosto pela produção rural. Ele está construindo estufas para plantar pimentas e tomates, resolveu criar porcos. Essa rotina pode ser acompanhada também no Instagram do jornalista, onde ele lamenta até a morte de suas galinhas, atacadas por uma raposa.

 

 

 

 

View this post on Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A post shared by Jeremy Clarkson (@jeremyclarkson1)

 
Source: Rural

Leave a Reply