Skip to main content

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que identificou uma supercélula de tempestade, responsável pela formação de um tornado” que atingiu regiões próximas ao município de Campos Novos, no meio-oeste do estado. Segundo os meteorologistas, a velocidade do vento chegou a 123 quilômetros por hora.

Galpão atingido por tornado em Campos Novos, no Meio-Oeste de SC (Foto: Divulgação/Defesa Civil-SC)

 

Avisos meteorológicos já haviam sido emitidos pela Defesa Civil do Estado, segundo o qual “tempestades intensas” teriam atingido diversas regiões catarinenses. “A situação foi provocada pelo avanço de uma frente fria combinada a uma área de baixa pressão”, informou o serviço.

Leia mais notícias sobre o clima no site da Globo Rural

Houve registros de granizo, raios, além de núcleos de chuva e vento intensos. Nas regiões mais afetadas, localizadas no meio-oeste, houve destelhamentos de residências, queda de postes e de estruturas metálicas, além de tombamento de veículos.

saiba mais

Tempestade devasta área agrícola e causa prejuízo de quase US$ 4 bilhões nos EUA

 

Diante da situação, a prefeitura de Campos Novos decretou situação de emergência. “Estragos de menor porte e problemas no fornecimento de energia elétrica, devido a queda de linhas de distribuição, também foram registrados em outros municípios”, informou, em nota, a Defesa Civil de Santa Catarina, que deslocou equipes em apoio às unidades de defesa civil das cidades atingidas.

saiba mais

Em SC, produtores rurais poderão usar madeira de árvores derrubadas por ciclone

 

Até a manhã deste domingo (30/5), 256 residências foram afetadas em seis bairros, dez famílias ficaram desalojadas e 20 indústrias foram atingidas.
Source: Rural

Leave a Reply