Skip to main content

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (27/5) no site da Revista Globo Rural.

Novas zonas livres de aftosa

Tereza Cristina durante reunião com o ministro japonês da agricultura Takamori Yoshikawa em 2019 (Foto: Divulgação)

Após obter o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), nesta quinta-feira (27/5), de três novas áreas livres de febre aftosa sem vacinação, o Brasil ampliará os esforços para a abertura do mercado de carne bovina do Japão e da Coreia, países com os quais o governo brasileiro já possui negociações em andamento.

“Já existia uma negociação em andamento e agora a gente vai apresentar um relatório e toda documentação que foi encaminhada à OIE para o país fazer a análise o reconhecimento”, revelou o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal.

Falta de peças para máquinas

Setor de máquinas enfrenta desafios como necessidade de importação de peças, aumento do preço do aço e valorização do dólar (Foto: André Schaun)

Para o vice-presidente da indústria de máquinas agrícolas Case IH na América do Sul, Christian Gonzalez, a falta de matéria-prima e as dificuldades logísticas que afetam o setor e provocam atrasos generalizados na entrega de tratores, colheitadeiras e outras máquinas só terão uma solução em 2022.

Ainda assim, a indústria acredita que a demanda por tratores e colheitadeiras tende a perdurar ao longo de 2021, a despeito do impasse do Plano Safra, que ainda não foi ao plenário e atrasa o acesso ao crédito rural.

Representantes da setor afirmam que o volume de recursos para financiamento de máquinas e equipamentos pela linha Moderfrota se esgotaram no fim do ano passado. Mesmo assim, produtores mais capitalizados pela alta das commodities seguem com avidez nas compras.

Crise argentina afeta consumo de carne no Brasil

Consumo de carne bovina atingiu menor patamar em 15 no Brasil em 2020 (Foto: Thinkstock/Ed. Globo)

Após atingir o menor patamar em 15 anos, com 27,6 quilos, o consumo per capita de carne bovina do Brasil deve registrar nova queda em 2021 caso a decisão do governo argentino de proibir as exportações do país se estenda para além dos 30 dias previstos inicialmente.

Com uma exportação de cerca de 800 mil toneladas por ano, sendo 70% desse volume para a China, a ausência do país no mercado internacional tem reflexos diretos na demanda externa pela carne brasileira num contexto de baixo consumo e baixa oferta no Brasil.

Itaú BBA no mercado de tradings

Logo do banco Itaú, controlado pela holding Itaú BBA (Foto: Divulgação)

O Itaú BBA prepara a criação de uma empresa de "trading" voltada ao setor agrícola no Brasil, disse o banco de investimentos nesta quinta-feira (27/5), ao anunciar a contratação de um ex-executivo da gigante norte-americana Cargill para o novo negócio.

O banco disse que o processo para a criação da companhia ficará a cargo de Daniel Erlich, que atuou por 18 anos como executivo da Cargill, onde chegou a ser diretor e responsável pela tesouraria do Banco Cargill, segundo informações de seu perfil no Linkedin.

Sobe preço do leite pago ao produtor

Leite sendo processado em maquinário específico (Foto: Getty Images)

Os levantamentos realizados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) mostram que os preços do leite no campo subiram pelo segundo mês consecutivo. A “média Brasil” líquida do leite captado em abril e pago em maio subiu 2,7% em relação ao mês anterior, indo para R$ 2,0364/litro.

A pesquisadora do Cepea, Natália Grigol, observa que o valor registrado é recorde para um mês de maio e supera em 37,9% o registrado no mesmo período de 2020, em termos reais (dados deflacionados pelo IPCA de abril/21).

Milho caro afeta suinocultura

Na foto, criação de porcos da Aurora. Pesquisadores apontam dificuldade de escoar a produção de carne no mercado interno (Foto: Ernesto de Souza/Ed.Globo)

Os estudos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) mostram que a relação de troca de suíno vivo por milho registrada nesta semana é a mais desfavorável ao criador em toda a série histórica, iniciada em 2004.

Os pesquisadores do Cepea ressaltam que os elevados preços do cereal, um dos principais insumos da atividade, ‘têm resultado em um cenário bastante desafiador ao pecuarista nacional”.

Projeção para safra de laranja

Apesar de maior do que a anterior, colheita em 2021/22 deve ser 10,53% menor na comparação com a média das safras (Foto: Reprodução/Programa Globo Rural)

A primeira estimativa de safra 2021/22 de laranja do cinturão citrícola de São Paulo e do Triângulo-Sudoeste Mineiro decepcionou quem esperava um grande aumento em relação à safra passada, que teve o maior recuo da história, com queda de 30,4%.

A Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) aponta uma produção de 294,17 milhões de caixas de 40,8 kg, um aumento de 9,5% na comparação com a safra passada, que foi de bienalidade negativa. Na comparação com a média das safras, no entanto, a queda é de cerca de 35 milhões de caixas ou 10,53%.

Abelhas nos cafezais

Abelhas raramente são usadas no país para polinizar plantas de café arábica porque elas se autopolinizam (Foto: Thinkstock)

O Brasil é o maior produtor mundial de café, mas os cafeicultores estão começando a usar uma arma secreta incomum para impulsionar ainda mais a produtividade: abelhas africanizadas.

Os insetos raramente são usados no país para polinizar as plantas de café arábica porque elas se autopolinizam. Agora, entretanto, os produtores brasileiros estão aproveitando a tecnologia para acionar com maior facilidade o "reforço" dos insetos.

Dicas para o Imposto de Renda

Declaração pode ser feita via sistema disponibilizado no site da Receita Federal(Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Na reta final para entregar a declaração do Imposto de Renda 2021 – o prazo termina na próxima segunda-feira (31/5) -, a Revista Globo Rural traz dicas importantes para produtores rurais não enfrentarem problemas com a Receita Federal.

É preciso ter atenção porque o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) relacionado à atividade rural tem regras específicas como possibilidade de compensação de prejuízos de anos anteriores e a escritura do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR), motivo da maioria das dúvidas entre os produtores.
Source: Rural

Leave a Reply