Skip to main content

Com as operações de colheita já iniciadas em várias regiões produtoras, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou nesta terça-feira (25/5) a produção de café brasileira em 48,8 milhões de sacas.

A previsão sinaliza uma redução de 22,6% em comparação à safra passada, que produziu 63,08 milhões de sacas, um recorde na série histórica do grão. Quanto à área, embora também tenha sofrido queda em relação a 2020, a projeção é de 1,8 milhões de hectares, só 3,2% a menos do que na temporada anterior.

A explicação para a redução está nos efeitos fisiológicos que os produtores têm observado neste ciclo, além das condições climáticas adversas que enfrentaram. Tanto o rendimento médio quanto a área de produção foram impactados por esses fatores, diz a estatal.

Colheita de café já está avançando nas regiões produtoras  (Foto: Reuters)

 

No entanto, esta diminuição já ocorre nos ciclos de bienalidade negativa, o que significa, que quando se produz um maior número em um ano, é exigido mais nutrientes da planta. Como consequência, no ano seguinte, ela precisa recompor suas estruturas vegetais e reservas, reduzindo sua produção.

É o que ocorre agora com o café, de acordo com a Conab, exigindo dos produtores tratos culturais mais intensos nas lavouras para recuperar o potencial vegetativo das plantas.

saiba mais

USDA vê menor safra de café do Brasil em 4 anos

 

Para o café arábica, a estimativa é de 33,4 milhões de sacas, uma diminuição de 31,5% em comparação ao volume produzido na última safra. Enquanto isso, o conilon deve chegar a 15,4 milhões de sacas, um incremento de 7,9% em relação ao resultado obtido em 2020.

Em relação aos preços do café, o aumento das exportações brasileiras no ano passado contribuiu para limitar a oferta interna e sustentar os preços domésticos. Em 2021, observa-se a continuidade desse cenário nos primeiros quatro meses, embora a queda da produção limite a disponibilidade de café para exportação nos meses seguintes. 

Ao final de abril, as cotações de café arábica tipo 6, bebida dura, média nacional, tiveram uma variação anual aproximada de 30% nos últimos 12 meses. Já as cotações do café conilon tipo 7, na região sudeste, apresentaram uma variação aproximada de 30% no acumulado do período.

saiba mais

6 dicas para tomar um café mais saboroso

 
Source: Rural

Leave a Reply