Skip to main content

A Basf e a 3tentos, grupo gaúcho do agronegócio, vão realizar a primeira operação de troca de insumos agrícolas por créditos de carbonização (CBIOs).

Produtora de biodiesel de soja desde 2014, a 3tentos emitiu créditos de descarbonização e vai transferi-los à Basf em troca do fornecimento de insumos. As duas empresas já realizam operações tradicionais de barter de soja, e agora a Basf passa a receber uma nova moeda, os CBIOs.

As duas empresas já realizam operações tradicionais de barter de soja, segundo comunicado (Foto: Getty Images)

 

Além do barter de CBIOs gerados pela produção de biodiesel, a Basf informou que pretende ampliar o modelo de negócio para atender ao setor sucroenergético. A Basf começou a desenvolver esse modelo de barter no ano passado com base na Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio).

Conforme a nota, o ingresso no mercado de carbono, envolvendo "títulos verdes", permite que a empresa atenda às necessidades dos clientes e incentive atividades voltadas para a produção de energia renovável no país.

"O barter com CBIOs apoia os compromissos ambientais assumidos pelo país", disse a gerente sênior de operações de negócio da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf no Brasil, Patrícia Andreoni Ambrósio, no comunicado.

saiba mais

VLI firma acordo com LD para transporte ferroviário de celulose para exportação

Que perfil de profissional as empresas do agro procuram? Executivos respondem

 

Com a negociação, a 3tentos utiliza os CBIOs como ativos de troca. "Estamos à frente de uma agenda extremamente positiva, com foco em sustentabilidade no agronegócio e exaltando o valor de todo o nosso ecossistema, de insumos, grãos e indústria", afirmou o diretor de insumos da 3tentos, Benhur Vione, na nota.

Criada em 1995, a 3tentos, que tem sede em Santa Bárbara do Sul (RS), atua com varejo de insumos agrícolas (sementes, fertilizantes e defensivos), originação e trading de grãos e industrialização da soja.

Leia mais notícias sobre Sustentabilidade

Em 2014, a companhia começou a produção de biodiesel na sua planta em Ijuí (RS) e, em 2019, fortaleceu sua produção com a unidade de extração de óleo e farelo de soja em Cruz Alta (RS). Em 2020, recebeu certificação do RenovaBio, garantindo eficiência energético-ambiental a toda sua cadeia produtiva, com foco na redução das emissões de carbono.

Os CBIOs são emitidos por produtores e importadores de biocombustíveis e devem ser adquiridos por distribuidores de combustíveis fósseis, que têm metas de descarbonização. Cada CBIO corresponde a uma tonelada de gás carbônico (CO2) que deixou de ser produzida.

saiba mais

Startup brasileira que criou horta residencial inteligente recebe aporte de R$ 1 milhão

 
Source: Rural

Leave a Reply