Skip to main content

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou nesta sexta-feira (21/5) as instalações da Ourofino Saúde Animal, em Cravinhos (SP), para ver a viabilidade de a indústria de produtos veterinários se credenciar a produzir vacinas da Covid-19. Um projeto de lei para autorizar o uso de fábricas de produtos veterinários a produzirem o imunizante foi aprovado em abril no Senado e está em análise pela Câmara.

“O setor do agronegócio é estratégico, reconhecido mundialmente e o aspecto sanitário é a prova de que cuidamos muito bem da saúde do animal. Essa fábrica possui uma tecnologia muito avançada de produção de vacinas, e as autoridades que fazem o controle sanitário, a exemplo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância em Saúde), já vêm fazendo uma análise, junto com o Ministério da Saúde, para verificarmos a possibilidade de, no curto prazo, produzir vacinas neste parque industrial”, disse o ministro, segundo nota da assessoria.

Ourofino Saúde Animal recebeu a visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (Foto: Divulgação)

 

Com 34 anos de atuação, sendo 11 anos no mercado de biológicos de uso veterinário, a Ourofino tem uma estrutura de 180 mil metros quadrados e produz mais de 80 milhões de doses da vacina contra a febre aftosa por ano. A empresa é certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Considerando que o projeto seja aprovado no Congresso, a empresa de Cravinhos precisará ainda adquirir equipamentos de proteção individual necessários para a produção do imunizante e obter a transferência de tecnologia. Será necessária também a Certificação de Boas Práticas da Anvisa.

saiba mais

Anvisa já inspecionou duas indústrias veterinárias interessadas na produção de vacinas contra Covid-19

Senado aprova projeto que autoriza indústria veterinária a produzir vacina contra Covid-19

 

Segundo nota da empresa, as discussões ainda estão na fase preliminar e dependem de fatores externos como a obtenção do IFA e a transferência de tecnologia específica das vacinas. “Até o momento, não há informações, dados, estimativas e avaliações de questões regulatórias e de investimentos suficientes e relevantes para as tratativas sobre a produção de vacinas ou insumos para as vacinas contra a Covid-19 pela companhia.”

Queiroga estava acompanhado da ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, e do relator da Comissão Temporária da Covid-19, senador Wellington Fagundes.
Source: Rural

Leave a Reply