Skip to main content

Terminal privado em Miritituba, no Pará. Arco Norte vem aumentando sua representatividade nas exportações de soja e milho do Brasil (Foto: Heryka Cilaberry/Wikimedia Commons)

 

As exportações de soja e milho pelos portos do Arco Norte do Brasil chegou a 42,3 milhões de toneladas no ano passado, um crescimento de 487,5% em comparação com 2009. A informação está em um levantamento divulgado nesta segunda-feira (10/5) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Para o vice-presidente da CNA e presidente da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística da entidade, Mário Borba, a situação mostra a importância de se investir em obras para reduzir o custo do transporte no Brasil.

“A pavimentação da BR-163, que vai do Mato Grosso ao Pará, por exemplo, permitiu a redução dos custos de transportes de grãos em 26%, contribuindo para o envio desses produtos para os portos do Arco Norte”, afirma Borba, em nota divulgada pela CNA.

saiba mais

Andali fecha parceria com a Rumo para construção de terminal em Rio Verde

 

Na mesma nota, a assessora técnica da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA, Elisangela Pereira Lopes, afirma que o crescimento da produção de grãos em novas fronteiras agrícolas foi de 8,4 milhões de toneladas por ano, enquanto que o da exportação foi de 3,2 milhões de toneladas ao ano. Números que dão uma ideia da demanda de infraestrutura para escoar essa produção.

“É como se a cada ano fosse criada a necessidade de implantar um terminal com capacidade de 5 milhões de toneladas para atender o desempenho da produção de soja e milho, cada vez mais recorde dos estados do Mato Grosso, Pará, Maranhão, Tocantins e Bahia”, disse.

Leia mais notícias sobre Infraestrutura e Logística

Elisangela destaca os benefícios já obtidos com obras como a pavimentação da rodovia BR-163 entre Sinop e Miritituba, no Pará, dragagem do Rio Tapajós, além de instalação de Terminais de Uso Privado e ampliações de terminais de embarque de grãos. Ressalta, no entanto, que a continuidade dessa evolução depende de outras obras, como a Ferrogrão e o Porto de Outeiro, no Pará.

A divulgação dos números de exportação marcou, nesta segunda-feira (10/5), o lançamento, por parte da CNA, de um mapa logístico da soja e do milho no Brasil.
Source: Rural

Leave a Reply