Skip to main content

O Ministério da Agricultura aprovou o Sistema de Mitigação de Riscos (SMR) para o controle da praga Lobesia botrana em uvas produzidas na Argentina. 

A medida vai facilitar a exportação de uvas frescas argentinas para o mercado brasileiro, já que o produto não precisará mais passar por bromação, informou a agência de notícias Télam.

Cachos de uva antes da colheita (Foto: Divulgação)

 

De acordo com o Ministério da Agricultura da Argentina, as regras anteriores afetavam as operações comerciais e a qualidade da fruta. Até 2019, o Mercosul tinha uma regra que exigia a bromação de uvas quando fossem comercializadas entre os Estados Partes do Mercosul.

Naquele ano, aprovaram a Resolução GMC 22/19, que permite o uso de outros tratamentos de quarentena (como SMR) como alternativas ao brometo de metila para controle de pragas não quarentenárias regulamentadas e quarentenárias.

saiba mais

Clima favorável indica safra de uva mais produtiva e de maior qualidade na serra gaúcha 

Embrapa lança uva produzida no Nordeste

 

O Brasil é o principal destino das uvas frescas argentinas, tendo respondido por 50% do total exportado pelo país vizinho nos últimos dois anos. No entanto, a obrigatoriedade do uso do brometo gerou custos elevados e prejudicou a fruta.

Assim, a aprovação do SMR representa uma melhora nas condições de exportação e novas oportunidades para os produtores argentinos, especialmente nas províncias de Mendoza e San Juan, que têm solicitado esta modificação com grande interesse.

Leia mais notícias de hortifrúti no site da Globo Rural

De acordo com a Télam, a decisão do governo brasileiro foi tomada depois de visita do ministro da Agricultura argentino, Luís Basterra, a Brasília, em 9 de março deste ano. Na ocasião, Basterra e a ministra Tereza Cristina, com o apoio técnico dos respectivos serviços fitossanitários, resolveram 49 das 54 questões identificadas no início de 2020.
Source: Rural

Leave a Reply