Skip to main content

(Foto: REUTERS/Sergio Perez)

 

Antes mesmo do fim da tramitação do projeto de lei que autoriza a indústria veterinária a produzir vacinas contra a Covid-19 no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já iniciou a inspeção de unidades do setor aptas a realizar a fabricação do imunizante. Durante participação em reunião da Comissão Temporária do Senado Federal, a diretora da agência reguladora, Meiruze Freitas, afirmou que duas empresas já foram avaliadas na última semana para avaliar as condições de produção.

“Já fizemos avaliação nesta semana numa visita técnica que finalizou hoje (7/5) em duas empresas que produzem insumo farmacêutico de vacinas de uso animal, verificando as instalações dessas duas empresas para que se tenha condições de fabricar insumo farmacêutico de vacinas também para uso humano”, apontou a diretora da Anvisa ao ressaltar que a medida depende de transferência de tecnologia para, então, ampliar as possibilidades de vacinas no país e reduzir a dependência da importação de insumos da China e da Índia – maiores fabricantes mundiais.

saiba mais

Senado aprova projeto que autoriza indústria veterinária a produzir vacina contra Covid-19

Anvisa cogita uso de plantas veterinárias para produzir vacinas contra Covid-19

 

De autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), o projeto de lei foi aprovado no último dia 27/04 por unanimidade no Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados. Em nota divulgada logo após a aprovação, a Frente Parlamentar Agropecuária avaliou que a indústria veterinária do país está preparada para fabricar vacinas contra a Covid-19.

Segundo a bancada, a vacina será trabalhada junto com o Butantan, a Fiocruz, ou qualquer instituição que detenha a tecnologia. O projeto de lei também determina que, para fabricar o imunizante, as plantas industriais atendam a requisitos de segurança, sendo necessário certificação de nível de biossegurança 3+ e estruturas fisicamente separadas das que sejam usadas para medicamentos veterinários.

“Com essa alta capacidade produtiva e conhecimento tecnológico, a indústria de saúde animal pode ser adaptada para produzir em larga escala o IFA da vacina contra a covid-19 de vírus inativado, para uso em humanos, o que representaria um grande passo para a autossuficiência nacional na produção da vacina”, observou o relator do projeto no Senado, Izalci Lucas (PSDB-DF), ao recomendar sua aprovação momentos antes da votação.
Source: Rural

Leave a Reply