Skip to main content

Jair Bolsonaro e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante abertura da Expozebu (Foto: Reprodução)

 

O presidente Jair Bolsonaro destacou neste sábado (1/5), na abertura da Expozebu, o papel do governo para reduzir multas ambientais para produtores rurais. Segundo ele, em sua gestão, a participação de Ibama e do ICMBio passou a ser “sem agressões”. “Isso (as multas) diminuiu bastante no campo e trouxe mais paz e tranquilidade para o produtor rural”, afirmou.

Bolsonaro ainda fez referência ao Dia do Trabalho e citou que, no passado, a data era marcada por pessoas com “camisas e bandeiras vermelhas tremulando como se aqui fosse um país socialista”. "Essa questão hoje mudou bastante. Estamos tendo o prazer de ver bandeiras verde e amarela por todo o nosso país. Homens e mulheres que trabalham de verdade”, ressaltou, ao lado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

saiba mais

Bolsonaro questiona interesses econômicos em críticas ao Brasil e sugere criação da "Opep da soja"

Agro fica entre elogios e silêncio sobre o discurso de Bolsonaro na Cúpula do Clima

 

O presidente também citou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ao destacar a redução de invasões nas fazendas. “Tivemos a perspicácia de minar os recursos para o MST. Acabamos com repasse de ONGs para eles. Eles perderam bastante força e deixaram de levar terror ao campo”, declarou Bolsonaro, que ainda falou sobre seu envolvimento para amenizar problemas de segurança no campo em Rondônia.

Outro assunto abordado por Bolsonaro foi a relação com os indígenas. No discurso, ele afirmou que criadores e produtores rurais passaram a ter “tranquilidade com poucas ações negativas por parte de nossos irmãos índios, que eram levados por maus brasileiros a cometer este tipo de infração”.

saiba mais

Bolsonaro diz que Ibama está sendo "mais racional" com produtor rural

Bolsonaro corta gastos com meio ambiente um dia após promessa em cúpula climática dos EUA

 

A garantia do direito à propriedade privada foi mencionada pelo presidente como outra conquista em prol dos produtores rurais. Bolsonaro ainda prometeu que, no momento oportuno, o governo pretende rever a Emenda Constitucional 81, de 2014, “que tornou vulnerável a questão da propriedade privada”. “É uma emenda que ainda não foi regulamentada e com toda certeza não será em nosso governo”, prometeu.

O presidente enfatizou, na fala, outras ações do governo em prol do campo. Citou obras de infraestrutura, como na BR-153 e na ampliação das ferrovias, e o porte de arma. “Também ajudamos e muito os senhores na questão do porte estendido. Conseguimos fazer com que porte do trabalhador rural valesse em toda a propriedade e não apenas na sua residência”, afirmou, logo após elogiar os produtores pela força e dedicação durante a pandemia.

saiba mais

Governo define 12 novos projetos de infraestrutura para conceder à iniciativa privada

Câmara deve discutir em breve licenciamento ambiental e regularização fundiária, diz Lira

 

Bolsonaro ainda elogiou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), classificando-o como “excepcional”, e revelou que nas próximas semanas o projeto sobre regularização fundiária será votado. “Ele (Lira) colocará medida em pauta e com toda certeza aprovaremos. Sabemos que homem do campo preserva o meio ambiente e seu local de trabalho”, ressaltou.

No fim de seu pronunciamento, que foi on-line em função da pandemia, Bolsonaro disse que o produtor rural o orgulha muito. “Estou muito feliz com o trabalho dos senhores. São grandes e serão muito maiores. E pode ter certeza que contam com um governo que, acima de tudo, respeita os senhores”, finalizou.
Source: Rural

Leave a Reply