Skip to main content

Decisão de reduzir preço da gasolina e do diesel é a primeira da gestão do general Silva e Luna à frente da Petrobras (Foto: CCommons)

 

A Petrobras reduzirá preços do diesel e gasolina nas refinarias em cerca de 2% a partir de sábado, informou a companhia nesta sexta-feira, no que marca o primeiro reajuste desde a posse do novo presidente da empresa, o general Joaquim Silva e Luna.

Os preços médios do diesel para distribuidoras cairão 6 centavos por litro, para 2,71 reais, enquanto a gasolina terá recuo de 5 centavos por litro, para 2,59 reais, detalhou a empresa.

Mais cedo, a Reuters havia publicado que a estatal reduziria os preços em cerca de 5 centavos por litro, conforme informações da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) e a consultoria e corretora StoneX nesta sexta-feira.

Em termos percentuais, o diesel recuará cerca de 2,17%, enquanto a gasolina terá redução de quase 2%, segundo cálculos da Reuters com informações da Petrobras.

O reajuste vem já sob a gestão de Luna, que tomou posse em 19 de abril, depois de confirmação pelo conselho de administração. Ele foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo após descontentamentos com a política de preços de combustíveis da administração anterior, comandada por Roberto Castello Branco.

saiba mais

Com startup de logística, Scania pavimenta caminho para caminhões autônomos

GM aposta no agronegócio para retomar produção em fábrica na Grande SP

 

O movimento dos preços foi na direção contrária do previsto pela corretora Ativa Investimentos, que disse mais cedo nesta sexta-feira que seu modelo indicava potencial alta da gasolina.

"Mesmo após a recente apreciação do real frente ao dólar, o melhor modelo de acompanhamento da defasagem no preço da gasolina da corretora Ativa Investimentos apresentou potencial elevação de 13%, motivado pela alta nos preços do petróleo internacional", afirmou.

Questionada sobre as projeções da Ativa, a Petrobras não fez comentários específicos, mas disse que seus preços "buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor dos produtos e da taxa de câmbio". A empresa também destacou que os reajustes não têm periodicidade definida.

Ao assumir a presidência da Petrobras, Luna disse que buscará reduzir a volatilidade dos preços de combustíveis sem "desrespeitar" a paridade de importação, em discurso que agradou investidores e fez as ações da companhia subirem no dia.

O último reajuste da Petrobras havia sido anunciado em 15 de abril, no último dia da gestão de Roberto Castello Branco à frente da empresa. Na ocasião, os preços do diesel foram elevados em 3,8%, enquanto a gasolina subiu 1,9%.
Source: Rural

Leave a Reply