Skip to main content

Em trecho de vídeo, organizações acusam ministro Ricardo Salles de apoiar madeireiras ilegais na Amazônia (Foto: Reprodução)

 

Organizações americanas do terceiro setor iniciaram uma campanha contra a doação de recursos do governo americano para o combate ao desmatamento na Amazônia no Brasil durante a gestão de Jair Bolsonaro. Em vídeo enviado a parlamentares do país, duas entidades dos EUA questionam a credibilidade do presidente brasileiro e do ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, apontados como “pior inimigo da Amazônia”.

“Joe Biden e John Kerry querem lidar com a crise climática. E para isso, todos nós precisamos da Amazônia em pé. Mas dar dinheiro aos piores inimigos da Amazônia não vai mudar quem eles são. Não confie em Bolsonaro”, alerta a campanha assinada pela U.S Network for Democracy in Brazil e pela Rainforest Action Network, em reação a um pedido feito pelo próprio governo brasileiro aos EUA na última semana.

No início de abril, o ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, declarou que um investimento de US$ 1 bilhão poderia levar a uma redução de até 40% do desmatamento em 12 meses no Brasil – pedido que foi reforçado em carta enviada pelo presidente Jair Bolsonaro ao presidente dos EUA, Joe Biden.

“Queremos reafirmar, nesse ato, em inequívoco apoio aos esforços empreendidos por V. Excelência, o nosso compromisso em eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030. Alcançar essa meta, entretanto, exigirá recursos vultosos e políticas públicas abrangentes, cuja magnitude obriga-nos a querer contar com todo apoio possível, tanto da comunidade internacional quanto de governos, do setor privado, da sociedade civil e de todos os que comungam desse nobre objetivo”, afirmou Bolsonaro na ocasião.

saiba mais

Na Cúpula do Clima, Biden diz que vê produtores rurais inovando

 

No vídeo enviado aos congressistas americanos, as duas instituições destacam inúmeros crimes ambientais ocorridos durante o atual governo, como as acusações de envolvimento do ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, com madeireiros ilegais e a consequente demissão do superintendente da Polícia Federal no Amazonas; as suspeitas de ligação de Bolsonaro com milícias envolvidas em garimpo ilegal e grilagem de terras, além das declarações feitas pelo presidente brasileiro questionando a lisura das eleições americanas após a invasão do capitólio no início deste ano e a presença de supremacistas brancos em seu governo com uma agenda anti-indígena. “Financiá-lo vai vai desestabilizar ainda mais a democracia brasileira”, conclui o vídeo em inglês e legendas em português.

A campanha é divulgada justamente no momento em que o governo brasileiro busca resgatar sua credibilidade internacional durante a participação na Cúpula do Clima, onde países do mundo todo divulgam nesta quinta-feira seus respectivos compromissos com a redução de emissões de gases do efeito estufa. A mudança de postura do Brasil também marca a crescente pressão interna diante dos impactos do isolamento internacional do país sobre o comércio exterior, sobretudo de commodities agrícolas.
Source: Rural

Leave a Reply