Skip to main content

Colheita de soja (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

O Paraná, segundo produtor de grãos e oleaginosas do Brasil após o Mato Grosso, finalizou a colheita de soja da temporada 2020/21, enquanto registrou uma piora na qualidade da segunda safra de milho diante de um tempo seco, apontou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral).

Até a semana anterior, o Paraná havia colhido 98% da área de soja e plantado 99% da segunda safra de milho. Agora 100% dos campos da oleaginosa já passaram por colheita no Estado, que tem ainda 1% da área projetada com o cereal de inverno para plantar, segundo órgão da Secretaria de Agricultura do Paraná.

 

saiba mais

China eleva importação de soja dos EUA em março, reduz compras do Brasil

Com um tempo mais seco desde o final de março, algo que deve continuar na maior parte desta semana, o Paraná continua vendo uma deterioração da qualidade da lavoura de milho "safrinha".

No comparativo semanal, o órgão ligado ao governo estadual reduziu o percentual de áreas classificadas como boas de 76% para 62%.

As áreas em condições médias, por sua vez, saíram de 21% para 31%, enquanto as lavouras consideradas ruins –com chance de perda — passaram de 3% para os atuais 7%.

Já a colheita do milho verão chegou a 95%, ante 92% na semana anterior.

A segunda safra de milho do Paraná está estimada em 13,38 milhões de toneladas, segundo previsão de março do Deral, ante 13,55 milhões na previsão de fevereiro e 11,9 milhões no ciclo anterior, segundo o departamento.

A safra de soja do Paraná 2020/21 foi estimada em 20,09 milhões de toneladas, versus 20,78 milhões de toneladas de 2019/20.

saiba mais

Brasil mantém exportação média de soja perto de 1 mi t ao dia em abril

StoneX vê alta na exportação de soja e óleo do Brasil após redução no biodiesel

 
Source: Rural

Leave a Reply