Skip to main content

ILPF (Foto: Kelem Silene Cabral Guimarães/Embrapa)

 

Aproximar startups dos fundos de investimento e aceleradoras. Com esse objetivo será realizado no dia 5 de maio o ILPF Conecta, dentro do Painel Especial de Inovação do II Congresso Mundial sobre ILP, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rede ILPF, Secretaria do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semasa) e Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul), ambas do Mato Grosso do Sul.

No total, 76 startups de vários Estados do Brasil e também da França e Etiópia se inscreveram para disputar 3 vagas de finalistas. No próximo dia 23 de abril, a coordenação vai divulgar as 10 melhores soluções tecnológicas que vão para a fase final.

“A ideia é aproximar as boas ideias em dez áreas temáticas sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta dos fundos de investimento nacionais e estrangeiros”, disse o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Silveira Camargo, durante transmissão via internet, na noite desta quinta (15/4).

A maioria das propostas se concentrou em três temas: mudanças climáticas, integração dos sistemas de produção e uso sustentável dos recursos naturais e agricultura digital e de precisão. Segundo Lucimara Chiari, pesquisadora da Embrapa Gado de Corte (MS) e vice-coordenadora do evento, algumas das inscritas são startups que já tem modelo de negócio bem resolvido e em operação no mercado.

saiba mais

Startup anuncia criação de carne de lagosta feita em laboratório nos EUA

Parceria visa integrar gestão de crédito e monitoramento de risco em uma só plataforma

 

Participam da chamada os seguintes investidores e aceleradoras: SP Ventures, Agroven,  Startup Connection, Venture Hub, Cedro Capital, Möbius Capital, Food Tech Hub, NT Agro,  Mauá Capital, Cotidiano e Cyklo Aceleradora.

Kevin Kimble, professor do Centro de Inovação da Universidade de Iowa (EUA) e também investidor, disse na live que o setor agrícola está passando por uma transformação, com a mudança do centro de gravidade das indústrias processadoras para a produção agrícola. “Acredito que teremos em breve uma descomoditização da agricultura. O produtor vai vender diretamente para o consumidor, da fazenda ao garfo, com preço premium. Nesse cenário, as boas ideias e startups têm papel fundamental.”

Há cinco anos, Kimble criou um fundo para financiar as boas ideias de seus alunos para o setor agrícola. Foram investidos US$ 50 mil em 15 startups. Uma delas criou uma tecnologia para trator autônomo, levantou mais R$ 6,7 milhões com investidores e foi comprada por uma grande empresa.

“Uma ideia simples que às vezes parece boba pode se tornar um grande negócio. O consumidor quer saber de onde vem o seu alimento. Isso vai criar muitas oportunidades”, diz o professor. Segundo ele, não é fácil conseguir investidores para um novo negócio, mas o inovador tem que ter muita persistência, fazer  networking e pedir conselhos antes de pedir dinheiro.
Source: Rural

Leave a Reply