Skip to main content

Minerva Foods (Foto: Divulgação)

 

A Minerva Foods, terceiro maior frigorífico de carne bovina do país, anunciou, nesta quinta-feira (15/04) o compromisso de zerar suas emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2035, num plano de investimento em descarbonização que somará R$ 1,5 bilhão. “Isso significa investir em tecnologias para tratamento de efluentes para melhoria das emissões atmosféricas na indústria, manter toda a compra de energia elétrica da Minerva em todos os países advinda de fontes renováveis e fazer o balanço de carbono dos fornecedores, monitorar esses fornecedores e promover práticas que elevem a sustentabilidade reduzindo as emissões advindas da cadeia produtiva”, explicou o diretor de sustentabilidade da companhia, Taciano Custodio.

De acordo com o executivo, o tratamento de efluentes da própria indústria concentra 90% das emissões da companhia e deve consumir a maior parte dos investimentos. No campo, a Minerva anunciou a meta de desmatamento ilegal zero em todos os países da América do Sul até 2030, com 50% de seus fornecedores diretos incluídos no programa de baixa emissão de carbono.

Para isso, a companhia afirmou que vai monitorar 100% desses fornecedores até 2030, a exemplo do que já ocorre no Brasil. Em relação aos fornecedores indiretos, a empresa anunciou o desenvolvimento de um programa a ser disponibilizado em todos os países da América do Sul no qual a Minerva atua.

saiba mais

Minerva Foods abre inscrições para programa de trainee

 

“A ideia é permitir que os fornecedores da Minerva também consigam avaliar a sua compra e a sua cadeia antes de fechar um negócio, levando essa tecnologia ao campo de maneira efetiva, com resultado prático e entregando na mão do produtor este potencial”, destacou Custodio, ao lembrar que o sistema já está em operação no Brasil.

“Estamos apoiando a produção eficiente, rentável, legal e compromissada com a sociedade e o meio ambiente. Por isso confiamos que a nossa estratégia de sustentabilidade é promissora e nos levará a um futuro de baixas emissões de gases de efeito estufa”, completou o diretor de sustentabilidade da companhia.

A Minerva Foods é o terceiro frigorífico brasileiro a anunciar um plano de descarbonização este ano, acompanhando um movimento já realizado por JBS e Marfrig. Segundo o diretor-presidente da companhia, Fernando Queiroz, é um “caminho natural” do setor.

“Nós temos todo um trabalho por toda a parte do mundo com a capilaridade que temos de distribuição e vemos que a sustentabilidade é cada vez mais um ponto importantíssimo quando se está acessando as cadeias de clientes mais exigentes”, pontuou o executivo ao ressaltar que a cobrança do consumidor por produtos de baixa emissão de carbono se intensificou após a pandemia de Covid-19. “Isso é uma tendência, um alinhamento da cadeia, e nós vemos que o nosso papel é ligar o produtor a essa cadeia como um todo”, destacou Queiroz.
Source: Rural

Leave a Reply