Skip to main content

(Foto: Estúdio de Criação)

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (7/4) no site da Revista Globo Rural.

Preço do feijão

 

(Foto: Ricardo Tobaldini / Flickr)

 

Se há um ano, quando começava a pandemia de Covid-19 no país, a corrida da população para se abastecer levou à disparada nos preços de alimentos básicos como o feijão, a realidade do mercado em 2021 para produtores e consumidores da tradicional leguminosa brasileira beira a estagnação.

No varejo, as cotações acima de R$ 7 pelo quilo levaram a uma forte redução na demanda em março. Enquanto isso, no campo, agricultores acompanham atentos os sucessivos recordes nos valores de milho e soja, commodities cotadas em dólar e de maior liquidez no mercado nacional e internacional.

Preço dos alimentos

 

(Foto: Pixabay)

 

O índice de preços da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) registrou queda de 5,02% em março, em relação ao mês anterior. Conforme comunicado da companhia, a redução foi impulsionada pela redução nos preços no atacado de frutas, legumes e verduras.

"A oferta e a qualidade melhoraram em razão das condições climáticas mais favoráveis e a demanda mostrou-se retraída por causa do aumento das restrições no Estado de São Paulo", diz a Ceagesp. Os setores de diversos (batata, alho, cebola e ovos) e pescados registraram ligeira elevação dos preços, este último puxado pelo maior consumo na quaresma e principalmente na semana que antecedeu a Páscoa.

Clima prejudica soja no Centro-Oeste

 

(Foto: REUTERS/Roberto Samora)

 

A safra de soja no Mato Grosso, o líder do ranking nacional de produção, deve ter uma produtividade menor na safra 2020/21, apontou a 18ª edição do Rally da Safra, encerrado no final de março após a equipe da Agroconsult percorrer durante três meses 42 mil quilômetros em nove Estados produtores.

O Mato Grosso, que teve o pior início de safra de sua história e chuva irregular durante todo o ciclo, deve colher 57,9 sacas por hectare ante as 60 da safra anterior e chegar a uma produção de 36 milhões de toneladas, semelhante à da safra passada.

Exportação de soja

 

agricultura-soja-exportação (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

As exportações de soja do Brasil somaram 14,9 milhões de toneladas em março, contra 13,3 milhões no mesmo período do ano passado, mostraram dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) nesta quarta-feira, marcando um novo recorde mensal para os embarques da oleaginosa.

Em abril, as vendas externas de soja estão projetadas entre 14 milhões e 16,3 milhões de toneladas.

Isenção de taxa na importação de milho

 

 

(Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)

 

A indústria de carnes brasileira recorreu ao Ministério da Agricultura por apoio junto ao governo a seu pedido de isenção da tarifa de importação de milho, em momento de alta nos preços do cereal, e para reivindicar a criação de mecanismos, como registros de exportação, que deem mais previsibilidade ao mercado.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, essas medidas poderiam ajudar o setor caso haja algum problema com a segunda safra de milho do Brasil, que, de acordo com analistas, teve boa parte da área plantada em uma janela climática de alto risco.

Contratação de crédito rural

 

(Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

O valor das contratações de crédito rural no Brasil, no âmbito do Plano Safra, somou R$ 169,44 bilhões entre julho de 2020 e março de 2021, alta de 22% ante igual período da temporada anterior, informou o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira.

Desse montante, 90,77 bilhões de reais foram destinados para custeio, um avanço de 18% na comparação anual, enquanto os aportes para investimentos saltaram 43%, a 53,39 bilhões de reais, disse a pasta.

BNDES reabre crédito para Plano ABC

 

(Foto: (Divulgação/BNDES))

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) avisou, em circular, que vai reabrir, a partir de sexta-feira (9 de abril), os protocolos de financiamento relativos ao Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono.

As linhas para as quais os bancos credenciados poderão liberar crédito – no âmbito do Plano Safra 2020/21 – são as relativas ao ABC Recuperação, ABC Orgânico, ABC Plantio Direto, ABC Integração, ABC Florestas, ABC Tratamento de Dejetos, ABC Dendê, ABC Fixação e ABC Cultivos Permanentes.

Frota de aviões agrícolas

 

(Foto: Divulgação/Sindag)

 

A frota de aviões agrícolas no Brasil aumentou 3,16% em 2020, chegando a 2.352 unidades, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (7/4), pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). O crescimento foi menor que o visto em 2018 (3,74%) e 2019 (3,92%). Mas, de acordo com a entidade, o resultado já era esperado por conta da alta e da instabilidade do dólar a partir de março do ano passado.

Segundo o presidente da instituição, Thiago Magalhães Silva, a pandemia junto à crise do petróleo entre Rússia e Arábia Saudita no ano passado congelaram algumas compras previstas. Mas o setor logo retomou fôlego com a alta das commodities.

Bebê rinoceronte nasce na Holanda

 

(Foto: REUTERS/Piroschka van de Wouw)

 

Um zoológico da Holanda anunciou o nascimento de um rinocerante-branco ou de lábio quadrado, espécie mais comum ainda existente, mas ameaçada de extinção.

Bas Lukkenaar, porta-voz do Royal Burgers' Zoo de Arnhem, na Holanda, disse que o filhote, nascido no domingo de Páscoa, parece "animado" e que se estima pesar cerca de 50 quilos.
Source: Rural

Leave a Reply