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Chocolates (Foto: Ana Lee/Divulgação)

 

A produção brasileira de chocolate foi praticamente estável no ano passado, na comparação com 2019. Foram 757 mil toneladas de chocolate, um aumento de apenas 0,05%, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira de Indústria de Chocolate, Amendoim e Balas (Abicab), com dados coletados pela consultoria KPMG.

Já as exportações aumentaram 3,7% na mesma comparação. Ao todo, foram embarcadas 29,6 mil toneladas de produto, gerando uma receita de US$ 100,6 milhões. As importações totalizaram 16 mil toneladas, o equivalente a US$ 114,2 milhões.

"A indústria brasileira de chocolates tem um potencial significativo para crescer no mercado externo de maneira sustentável e responsável. Apenas em 2020, os produtos nacionais estiveram presentes em 145 países. Esse resultado, em ano de pandemia, é muito positivo e reforça a consolidação das indústrias que oferecem produtos de qualidade e estão em constante inovação”, afirma Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab, em nota.

Páscoa na pandemia

No ano passado, segundo a entidade, a pandemia chegou ao Brasil quando os pontos de venda já estavam abastecidos com os produtos de Páscoa. Ainda assim, as indústrias conseguiram contornar a situação, viabilizando opções de acesso para que o consumidor pudesse escolher o canal mais seguro para a compra. Em 2020, foram produzidas cerca de 8,5 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa.

Com novas medidas mais restritivas e fase vermelha em algumas regiões do País em 2021, parte do comércio acabou fechando. Para Páscoa deste ano, as indústrias conseguiram desenvolver cenários dentro das restrições causadas pela Covid-19 e mais investimentos foram feitos nos canais de venda on-line, marketplaces, aplicativos de entrega, WhatsApp, parcerias com varejo, entre outros.

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Além disso, as indústrias estão sempre procurando trazer novidades e inovações para seus consumidores, acompanhando muito de perto a evolução do perfil do público-alvo para atender suas preferências e necessidades. De acordo com a entidade, os associados estão trazendo para o mercado 95 lançamentos em 2021.

Os números de 2021 ainda não estão consolidados, uma vez que as indústrias seguem em processo de produção. Para atender à demanda do período da Páscoa deste ano, o setor previu a contratação temporária de 11.665 profissionais para atuar nas linhas de produção ou nos pontos de venda. O número representa um crescimento de 4,8% em relação ao total de contratações do ano passado, segundo levantamento da Abicab.
Source: Rural

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