Skip to main content

(Foto: Guilherme Martimon/MAPA)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse ao secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, em conversa por videoconferência nesta terça-feira (6/4), que as preocupações ambientais não podem se tornar barreiras ao comércio entre os países.

“Não podemos deixar que as preocupações com o meio ambiente se transformem em barreiras ao comércio. A existência de um comércio livre e desimpedido é, na minha visão, um importante elemento para o fortalecimento de uma agricultura sustentável”, destacou Tereza Cristina, segundo nota divulgada pelo Ministério da Agricultura.

saiba mais

Plano Safra deve incentivar agro a cumprir exigências ambientais, defende Coalizão

Agropecuária do Brasil "tem a marca da sustentabilidade", afirma novo chanceler

 

A reunião também tratou da cooperação entre os países na área agrícola, com troca de informações baseadas na ciência, e compromissos com a produção sustentável. No encontro, a ministra também reafirmou o interese de "fortalecer os laços históricos de colaboração" com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Tereza Cristina ainda ressaltou a  necessidade de países do AG-5  (Estados Unidos, Brasil, Canadá, Argentina e México) discutirem questões baseadas na ciência para desmistificar dúvidas ligadas à agricultura mundial.

“Cada vez mais existem interrogações e precisamos mostrar para o mundo que a agricultura pode produzir de maneira saudável e segura”, destacou.

Reunião virtual foi realizada nesta terça-feira (Foto: Ministério da Agricultura/Divulgação)

 

 

saiba mais

Entidades enviam carta a Joe Biden pedindo transparência sobre Amazônia

 

O secretário americano também reforçou o compromisso dos EUA para tratar adequadamente as mudanças climáticas por meio de pesquisas e inovação. “A inovação desempenhará um papel importante para nos ajudar a nos adaptar, mitigar e a nos ajustar a essa nova realidade”, disse.

Vilsack também comentou sobre a cúpula do clima, organizada pelo governo americano e que ocorrerá neste mês.

“Os EUA estão preparados para assumir compromissos com o mundo de acordo com o Acordo de Paris sobre como abordaremos o clima. O presidente (Joe Biden) preparou uma proposta de infraestrutura bastante ousada para negociação no Congresso e, se aprovada, acredito que servirá de base de investimentos consideráveis para energia limpa”, ponderou.
Source: Rural

Leave a Reply