Skip to main content

Canavial em Sertãozinho (SP) (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

O custo operacional efetivo para a safra de cana-de-açúcar 2021/22 no centro-sul do Brasil deverá atingir 7.283 reais por hectare, alta de cerca de 6% em relação à temporada anterior, em meio a um aumento nos preços dos insumos, indicou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nesta terça-feira.

O valor para formação do canavial, por sua vez, deve saltar mais de 9%, para 1.407 reais por hectare.

saiba mais

Usinas moeram 1,67 milhão de toneladas de cana na 1ª quinzena de março

 

Mas, apesar do aumento nos custos, as perspectivas de boas remunerações ainda devem levar maior renatibilidade ao produtor independente, acompanhando a tendência altista das commodities agrícolas, acrescentou o levantamento, que também envolveu o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege).

Segundo o boletim elaborado pelas entidades, boa parte da alta nos preços dos insumos advém de efeitos da pandemia de Covid-19 ao longo de 2020, como a restrição de oferta e a desvalorização cambial.

Os impactos não refletiram nos custos para 2020/21, já que os insumos para esta temporada haviam sido adquiridos em momento de preços favoráveis –entre o fim de 2019 e o início de 2020–, mas acabaram incorporados, em sua maioria, na safra 2021/22.

Em janeiro de 2021, de acordo com o levantamento, a média mensal dos preços de fertilizantes selecionados no centro-sul aproximava-se de 2.200 reais por tonelada, ante menos de 1.800 reais por tonelada no início de 2020.

saiba mais

Agricultores do Paraná plantam soja em áreas de renovação de canavial em São Paulo

 

"Com o advento da pandemia, inicialmente ocorreu nova restrição da oferta de insumos agrícolas que logo somou-se a uma forte desvalorização cambial, rapidamente encarecendo fertilizantes e, em um segundo momento, defensivos", disseram as entidades no boletim.

"A recuperação dos preços das commodities agrícolas a partir do segundo semestre de 2020 acelerou a piora dos preços dos insumos."

CNA, Senar e Pecege também chamaram atenção para o aumento no preço do diesel, projetando uma alta "expressiva" nas etapas de formação do canavial e corte, carregamento e transbordo em 2021/22.

O levantamento destacou que a política de preços da Petrobras segue a paridade internacional, sendo pressionada pelas cotações do dólar e do petróleo. No acumulado de 2021, por exemplo, o valor do diesel nas refinarias da petroleira acumula alta de cerca de 36%.

Rentabilidade

Ainda assim, as entidades também apontaram que parte do aumento de custos também é reflexo das expectativas de melhores remunerações para produtores e usinas de cana-de-açúcar na temporada, o que tende a compensar a pressão dos gastos.

O Pecege estima que o preço do açúcar total recuperável (ATR) feche 2021/22 em 0,8680 real por kg, ante 0,7655 real por kg ao final da safra 2020/21, alta de 13,4% na comparação anual.

"A despeito da projeção de incremento nos custos de produção, os preços recebidos pelos produtores devem sofrer maior pressão altista", disseram CNA, Senar e Pecege.

"Neste sentido, a perspectiva é de aumento da rentabilidade do produtor independente de cana-de-açúcar".

saiba mais

Déficit global de açúcar deve ser de 3,2 mi de toneladas, avalia StoneX

Copersucar faz acordo para ser única dona da Alvean

 
Source: Rural

Leave a Reply