Skip to main content

Colheita ganhava ritmo nas últimas semanas no Estado gaúcho (Foto: REUTERS/Enrique Marcarian)

 

Entre os dias 26 e 27 de março, uma nova frente fria deve avançar sobre Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai, levando grandes volumes de chuva no sábado (27/3) e domingo (28/3), informa a Rural Clima, nesta quarta-feira (24/3). “Essas chuvas poderão inviabilizar os trabalhos de colheita da soja que já ganham ritmo no Estado”, avalia o agrometeorologista da consultoria Marco Antônio dos Santos.

De acordo com ele, a massa de ar frio deve seguir pela região sul e chegar a São Paulo durante a próxima semana, mantendo uma propensão para chuvas a qualquer hora do dia, em grande parte das regiões produtoras de São Paulo, Minas Gerais e sul do Mato Grosso do Sul.

“Uma vez que essas chuvas deverão vir na forma de pancadas irregulares, podem até inviabilizar partes da colheita de cana, mas nada que venha a trazer maiores complicações aos produtores e às usinas de cana-de-açúcar”, analisa o agrometeorologista. Segundo ele, o mesmo vale para a cultura do café.

saiba mais

Método para monitorar colheita de soja ajuda a reduzir perdas milionárias no Paraná

Mudança no clima: vamos liderar ou seremos perseguidos?

 

Já na Região Norte, os últimos dias de março continuam a ser marcados por pancadas de chuva praticamente diárias. “Assim, a condição segue favorável tanto para realização da colheita da soja, quanto para os tratos culturais. Desta forma, os níveis de umidade no solo permanecem também razoavelmente bons para o desenvolvimento das lavouras de segunda safra”, acrescenta.

Nesta quarta-feira (24/3), a previsão é de instabilidade e possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia em grande parte das regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso, bem como também sobre o Pará, norte do Tocantins, Maranhão e partes do Piauí, conforme avaliação da Rural Clima. O fenômeno se repete na região Sul, com isso, Marco Antônio dos Santos prevê pancadas de chuva em Rio Grande do Sul, Santa Catarina e porções sul e leste do Paraná.

“A precipitação deverá ser mais intensa sobre o Estado de Santa Catarina, bem como também sobre a faixa norte do Brasil. Ou seja, nos dois extremos do país, estará chovendo bem”, detalha. “Norte do Paraná, boa parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, quase todo o Tocantins e sul do Piauí irão ter um dia com tempo aberto, poucas nuvens e probabilidade baixa de ocorrência de chuvas nesta quarta-feira”.

saiba mais

Chuvas excessivas levam a redução da estimativa de safra, diz Rural Clima

Clima para o plantio do milho safrinha melhorou, avalia Rural Clima

 

 
Source: Rural

Leave a Reply