Skip to main content

Chuva na forma de bancadas deve facilitar trabalhos em MT e GO, que estavam sob invernada (Foto: Getty Images)

 

As condições meteorológicas para Goiás e Mato Grosso devem melhorar nos próximos dias e permitir um avanço mais rápido da colheita de soja e do plantio de milho, segundo o agrometeorologista da Rural Clima Marco Antônio dos Santos. Ele afirma que os dois estados devem continuar registrando chuvas que podem superar os 100 milímetros, sob influência de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Mas, a partir desta quarta-feira (10/3) essas precipitações tendem a ocorrer na forma de pancadas concentradas.

“O tempo começa a dar uma clareada em muitas áreas em que não se via o sol faz muito tempo. Vão começar a vê-lo a partir desta quarta-feira”, afirma o especialista, em mensagem por vídeo. Por causa da chuva acima da média, Mato Grosso encerrou a semana passada quase 25% atrasado na colheita de soja em relação ao registrado em 2019/2020, conforme relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

saiba mais

Chuvas excessivas levam a redução da estimativa de safra, diz Rural Clima

Preço da soja sobe impulsionado por demanda, dólar e logística

 

Também sob influência da ZCIT, as expectativas para o Sul do Brasil ainda são de baixo volume de chuva, de acordo com o agrometeorologista. “Rio Grande do Sul, Santa Catarina e boa parte do Paraná e ao sul do Mato Grosso do Sul, há previsão de chuvas boas mesmo só na semana que vem”, diz. “Essa semana ainda será bastante seca, de uma forma ainda ajudando nos tratos culturais e na colheita, mas algumas lavouras já estão há mais de 20 dias sem chuvas, preocupando a todos na região”, acrescenta.

saiba mais

Chuva deve persistir na faixa oeste do Brasil ao longo da semana

Chuvas limitam avanço da colheita de soja no Brasil e atrasam segunda safra

 

Para a região Sudeste, as chuvas continuam a cair na forma de pancadas, mas ainda de forma irregular. “As temperaturas sobem ao longo do dias, a atmosfera tem umidade natural, fazendo com que ao final da tarde e às noites precipite aquelas formações de pancadas irregulares”, detalha o agrometeorologista.
Source: Rural

Leave a Reply