Skip to main content

Ferrovia Norte-Sul, operada pela Rumo Logística (Foto: Reprodução/Twitter)

 

A Ferrovia Norte-Sul começou, nesta quinta-feira (4/3), a operar entre São Simão (GO) e Estrela D´Oeste (SP). A inauguração foi feita em cerimônia, no município goiano, com participação do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Operado pela Rumo Logística, o trecho tem 172 quilômetros. Os investimentos da empresa foram de R$ 711 milhões, incluindo uma ponte ferroviária sobre o Rio Paranaíba. 

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a operacionalização do trecho é importante para o transporte da safra agrícola do Centro-oeste, tendo Goiás como o principal polo gerador de cargas da Malha Central. Essa estrutura é estratégica, segundo a pasta, para o acesso a mercados com maior eficiência logística, atendendo Goiás, o leste de Mato Grosso e a região do Triângulo Mineiro.

saiba mais

Movimentação de cargas nos portos cresceu 4,2% em 2020 ante 2019

Rotas marítimas pelo Pacífico podem reduzir em até 35% frete para escoar soja

 

Ainda conforme a pasta, são três terminais de transbordo previstos ao longo do trecho. O de São Simão já está operacional, utilizado para soja e milho em grãos, além de farelo de soja. Com capacidade estática de 42 mil toneladas, o terminal pode movimentar 5,5 milhões de toneladas por ano. A capacidade de carregamento é de 3 mil toneladas por hora, o que encheria em oito horas um trem com 120 vagões.

O segundo terminal a ser inaugurado para estre trecho da Norte-Sul é o de Rio Verde (GO). A expectativa do Ministério da Infraestrutura é de que as operações sejam iniciadas ainda neste primeiro semestre. O terceiro é o de Iturama (MG), com início de operações esperado para o primeiro semestre do ano que vem. O Porto de Santos (SP), é ligado à Ferrovia Norte-Sul através da Malha Paulista.

Mais de 30 anos

A Ferrovia Norte-Sul foi projetada ainda durante o governo José Sarney. A intenção era fazer dela uma espécie de espinha dorsal do transporte ferroviário no Brasil. Mas até hoje, ainda não está totalmente em operação. Mas a demanda potencial, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é de movimentar 22,73 milhões de tonadas de carga até o ano de 2055.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, os investimentos para começar a tornar a ferrovia operacional foram de mais de R$ 700 milhões só no ano passado. Foram obras de infraestrutura e um pátio de ligação, no município de Estrela D’Oeste (SP).

A concessão da Rumo Logística, que tem prazo de 30 anos, abrange 1,537 quilômetros da Norte-Sul, entre Porto Nacional (TO) até Estrela D’Oeste, que devem estar operando totalmente até o fim do mês de julho deste ano.

"Mimimi"

Presidente Jair Bolsonaro e ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, inauguram trecho da ferrovia Norte-sul(Foto: Min. Infraestrutura)

 

Em seu discurso, durante a cerimônia de inauguração do trecho da Ferrovia Norte-Sul, em São Simão (GO), o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar as medidas de isolamento anunciadas por governadores estaduais por conta do avanço da pandemia de Covid-19 no país. O presidente elogiou os produtores rurais do Brasil, que, por serem considerados de atividade essencial, não ficaram em casa.

Mas disse que é preciso parar de “frescura” e de “mimimi” diante da pandemia, que, desde o seu início no Brasil, já causou mais de 260 mil mortes.

“Chega de frescura e de mimimi. Vão ficar chorando até quando? Temos que enfrentar os problemas. Respeitar, obviamente, os mais idosos, aqueles que têm doenças, comorbidades. Mas onde vai parar o Brasil se nós pararmos?”, disse o presidente.
Source: Rural

Leave a Reply