Skip to main content

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (4/3) no site da revista Globo Rural.

Milho transgênico

(Foto: Claudio Neves/APPA)

Diante da expressiva alta nos preços do milho e da baixa disponibilidade do grão em algumas regiões do país, o Ministério da Agricultura (Mapa) estuda adotar medidas que destravem a importação de variedades transgênicas no país. Além de zerar os impostos de PIS e Cofins sobre importação da commodity para consumo próprio.

As soluções foram propostas na quarta-feira (3/3), durante encontro da ministra Tereza Cristina com representantes do setor de carnes, entre eles a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSUR) e Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS).

Funcafé preservado

(Foto: Reprodução/Pixabay)

O Conselho Nacional do café (CNC) comemorou a exclusão do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) entre os que poderiam ter recursos excedentes utilizados em medidas de ajuste fiscal na PEC 186, a chamada PEC Emergencial. Em mensagem divulgada por redes sociais, o presidente do CNC, Silas Brasileiro, classificou a situação como vitória para o setor.

“É uma grande vitória para a cafeicultura brasileira e devemos comemorar com muito orgulho porque garantiu os recursos para nossa safra, que é fundamental para continuarmos gerando emprego e renda para o país e, acima de tudo a fixação do homem do campo”, disse Brasileiro.

Exportação de café cai

(Foto: Globo Rural/Editora Globo)

As exportações globais de café somaram 10,21 milhões de sacas em janeiro, uma redução de 3,6% ante o volume de janeiro de 2020, de 10,59 milhões de sacas, informou na quarta-feira (3) a Organização Internacional do Café (OIC), em relatório mensal.

Segundo a organização, os embarques nos quatro primeiros meses da temporada 2020/21, que vai de outubro/2020 a setembro/2021, totalizaram 41,88 milhões de sacas, um aumento de 3,7% em relação às exportações de igual período do ciclo anterior, de 40,38 milhões de sacas. No período, as exportações brasileiras aumentaram 24,3%, para 16,77 milhões de sacas, disse a OIC. Os embarques brasileiros de arábica verde avançaram 26,9%, para 14,03 milhões de sacas. Já as exportações de robusta verde aumentaram 26,1%, para 1,43 milhão de sacas.

Acordo UE-Mercosul

(Foto: Divulgação)

O acordo entre a União Europeia e o Mercosul "caminha lentamente", disse na quarta-feira (3/3) o embaixador brasileiro na União Europeia, Marcos Galvão, em "live" promovida pelo FGV Agro, apresentada pelo ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Segundo o diplomata, a partir de 2019, após a assinatura do acordo, começou-se a fazer uma revisão dos seus termos. "Havia a parte de cooperação e política, que foi concluída no ano passado", citou Galvão. "Mas há algumas coisas que ficaram pendentes.

"Entre elas, conforme o diplomata, está o fato de que a parte europeia exige claramente que o Brasil precisa reforçar seus compromissos, por meio de um documento de apoio e de esclarecimento, "com foco na área ambiental, de desmatamento e em relação ao Acordo de Paris".

Recorde de soja

(Foto: Reuters)

A produção de soja do Brasil deve atingir 135,68 milhões de toneladas na safra 2020/21, estimou a consultoria Datagro nesta quinta-feira (4/3), com um ajuste negativo em relação aos 135,87 milhões vistos em fevereiro, diante do excesso de chuvas na colheita que também está garantindo uma safra cheia em boa parte do país.

"Com as chuvas abundantes previstas para março, cerca de 95% da safra estaria garantida. Portanto, já podemos afirmar que teremos uma safra cheia e recorde", disse o coordenador de grãos da Datagro, Flávio Roberto de França Junior, em nota.

Crédito rural

(Foto: Mapa/Divulgação)

O valor das contratações de crédito rural no Brasil, no âmbito do Plano Safra, somou 147,57 bilhões de reais de julho de 2020 a fevereiro de 2021, uma alta de 18% na comparação com o mesmo período da temporada anterior, informou o Ministério da Agricultura nesta quinta-feira (4/3).

Os recursos para investimento somaram 47,33 bilhões de reais, com aumento de 40%, e os para custeio 78,64 bilhões de reais, avanço de 14%, de acordo com o Balanço de Financiamento Agropecuário da Safra 2020/2021.

Regularização ambiental

(Foto: Kevin Arnold/TNC)

Pequenos produtores de Pará e Mato Grosso são 17% menos propensos a aderirem ao programa de regulamentação em relação aos grandes fazendeiros, embora correspondam à maior parte dos respondentes ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) – 89% no PA e 78% no MT -, segundo trabalho publicado no Journal of Enviromental Management.

Cerca de 55% dos agricultores analisados afirmaram que escolheriam manter reservas legais dentro da propriedade rural, dos quais mais de 70% preferem a "regeneração natural", enquanto os demais preferem "plantar árvores". Apesar de os restantes 45% dos agricultores manifestaram preferência por compensar seu déficit em outras propriedades em vez de manter a reserva legal, 17% deles não deram mais detalhes sobre como pretendem compensar.

Município mais poluente

(Foto: Emiliano Capozoli/Ed.Globo)

Poderia ser no Qatar, o maior emissor de gases de efeito estufa (GEE) per capita do mundo, mas é na realidade brasileira de São Félix do Xingu, no Pará, que cada morador emite 225 toneladas de dióxido de carbono equivalente por ano. O número é quase 22 vezes mais que a média de emissões brutas per capita do Brasil e seis vezes mais que a do próprio país árabe.

Os dados foram revelados pelo Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) uma iniciativa da organização Observatório do Clima, em um estudo inédito voltado para as emissões municipais, considerando os 5.570 municípios brasileiros entre 2000 e 2018.

Novo trecho da Norte-sul

(Foto: Reprodução/Twitter)

A Ferrovia Norte-Sul começou, nesta quinta-feira (4/3), a operar entre São Simão (GO) e Estrela D´Oeste (SP). A inauguração foi feita em cerimônia, no município goiano, com participação do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Operado pela Rumo Logística, o trecho tem 172 quilômetros. Os investimentos da empresa foram de R$ 711 milhões, incluindo uma ponte ferroviária sobre o Rio Paranaíba.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a operacionalização do trecho é importante para o transporte da safra agrícola do Centro-oeste, tendo Goiás como o principal polo gerador de cargas da Malha Central. Essa estrutura é estratégica, segundo a pasta, para o acesso a mercados com maior eficiência logística, atendendo Goiás, o leste de Mato Grosso e a região do Triângulo Mineiro.
Source: Rural

Leave a Reply