Skip to main content

Café foi um dos produtos que alcançaram produção recorde e ajudaram no PIB Agropecuário, segundo o IBGE (Foto: Pixabay)

 

A Agropecuária brasileira encerrou 2020 com crescimento de 2%, na contramão dos demais setores da economia. A informação está no relatório do Produto Interno Bruto relativo ao quarto trimestre e a todo o ano passado, divulgado nesta quarta-feira (3/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A variação em volume do Valor Adicionado da Agropecuária no ano de 2020 (2,0%) decorreu do crescimento da produção e ganho de produtividade da atividade Agricultura, que suplantou o fraco desempenho das atividades de Pecuária e Pesca, com destaque para soja (7,1%) e o café (24,4%), que alcançaram produções recordes na série histórica”, informa o IBGE.

Mesmo com os efeitos da pandemia sobre a atividade econômica, o agro foi o único setor que se manteve no positivo em 2020. A indústria teve retração de 3,5% e os serviços caíram 4,5%. Do lado da demanda, o consumo das famílias foi 5,5% menor e o do governo retraiu 4,7% em comparação com 2019.

Trimestre

O resultado positivo da agropecuária no ano foi obtido mesmo depois de um 4º trimestre negativo. De acordo com o IBGE, o setor teve queda de 0,5% em comparação com o terceiro trimestre de 2020 e de 0,4% quando relacionado com o intervalo de outubro a dezembro de 2019.

“A Agropecuária apresentou variação negativa de 0,4% em relação a igual período do ano anterior, com destaque para produtos cujas safras são significativas no 4° trimestre, como a laranja (-10,6%) e o fumo (-8,4%)” destaca o IBGE.

Entre os outros setores da economia, a indústria crescer 1,9% em relação ao terceiro trimestre de 2020 e 1,2% na comparação com o quatro trimestre de 2019. Outro destaque nessa comparação foi a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede os investimentos do setor produtivo, com altas de 20% e de 13,5%, respectivamente.

Resultado geral

No resultado geral, a economia brasileira encerrou 2020 com uma retração de 4,1%, de acordo com o IBGE. No quarto trimestre, houve um crescimento de 3,2% em comparação com o terceiro trimestre do ano passado, com a agropecuária sendo o único setor com retração nesta comparação. Em relação ao quatro trimestre do ano passado, o Produto Interno Bruto do Brasil caiu 1,1%.

Em valores correntes, o PIB do Brasil foi de R$ 7,4 trilhões no ano passado, sendo R$ 2 trilhões no quarto trimestre. A taxa de investimento, medida pela Formação Bruta de Capital Fixo, foi equivalente a 16,4% do PIB e a taxa de poupança representou 15%.

saiba mais

Exportações da agropecuária tiveram queda de 10,8% em fevereiro

BNDES cria programa para cerealistas com taxas de juros equalizadas e de mercado

 
Source: Rural

Leave a Reply