Skip to main content

Pesquisadores avaliam se sofrimento de peixes na primeira decoada deste ano está ligado às queimadas ocorridas no ano passado na região do Pantanal, em Mato Grosso do Sul (Foto: Mariana Grilli/Ed Globo)

 

Peixes estão sofrendo e alguns morreram em função de um fenômeno conhecido como decoada, que está ocorrendo em Mato Grosso do Sul, informa reportagem do Portal G1. De acordo com a publicação, pesquisadores fizeram uma pesquisa no rio Miranda, em Corumbá, e identificaram quase 50 espécies morrendo ou agonizando.

O trabalho foi feito na última sexta-feira (12/2) por pesquisadores do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). A decoada ocorre quando as águas dos rios do Pantanal extravasam para as áreas de planície que secaram durante a estação seca e agora, na estação de cheia, estão com alto volume de matéria orgânica.

De acordo com o pesquisador ouvido pelo G1, Fernando Carvalho, quando a água do rio atinge a planície, essa matéria orgânica oxida e deixa a água com menos oxigênio dissolvido ou mesmo sem oxigênio. Ao mesmo tempo, eleva os níveis de gás carbônico. Quanto mais matéria orgânica, maior alteração das propriedades da água. Os peixes agonizam por falta de oxigênio e muitos morrem.

Queimadas

Ainda de acordo com o pesquisador, uma das hipóteses para a intensidade do fenômeno são as queimadas ocorridas na região do Pantanal sul-matrogrossense no ano passado. Segundo ele, as cinzas que estão no solo alteram a qualidade da água. E, com a diminuição do nível de oxigênio, os peixes vão para a superfície.

Biólogo do Imasul ouvido pela reportagem, Heriberto Gimenes Junior disse que a equipe de pesquisadores ainda avalia possíveis efeitos das queimadas na decoada, a primeira do ano, ou se a situação está apenas ligada ao fenômeno natural.

saiba mais

Poluição do mar desafia pesca artesanal no Brasil e causa escassez de peixes

Brasil reporta surto de necrose infecciosa em criações de tilápias

 
Source: Rural

Leave a Reply